Nome da Atividade
ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃ
CÓDIGO
20000159
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades de intervenção na comunidade, mediante projeto aprovado por um professor orientador, atendendo a demandas específicas de qualquer esfera da comunidade.
Observação: Os estágios deverão ser realizados prioritariamente em instituições públicas de ensino com fins educativos ou instituições comunitárias e privadas da mesma natureza. Os grupos de alunos atendidos pelos estagiários do curso de Letras têm de ter, no mínimo, dez anos de idade, sendo, portanto, vedada a atuação nas séries de abrangência da educação infantil.
Observação: Os estágios deverão ser realizados prioritariamente em instituições públicas de ensino com fins educativos ou instituições comunitárias e privadas da mesma natureza. Os grupos de alunos atendidos pelos estagiários do curso de Letras têm de ter, no mínimo, dez anos de idade, sendo, portanto, vedada a atuação nas séries de abrangência da educação infantil.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover atividades de intervenção na comunidade, mediante projeto, atendendo a demandas específicas de seus membros ou, ainda, a demandas provocadas pelo interesse do Curso de Letras.Ser capaz de planejar e executar atividades de intervenção na comunidade.
Socializar a discussão de experiências pedagógicas desenvolvidas
Conteúdo Programático
Materiais didáticos (apresentação, adequação e confecção)
Panorama das quatro habilidades
Planejamento e execução das atividades de intervenção comunitária: confecção do projeto, do plano de ensino e dos planos de aula.
Prática pedagógica supervisionada;
Socialização da experiência docente;
Reflexão sobre a prática.
Legislação específica para o ensino de línguas estrangeiras.
Panorama das quatro habilidades
Planejamento e execução das atividades de intervenção comunitária: confecção do projeto, do plano de ensino e dos planos de aula.
Prática pedagógica supervisionada;
Socialização da experiência docente;
Reflexão sobre a prática.
Legislação específica para o ensino de línguas estrangeiras.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHIGHINI, Patrícia; KIRSCH, Dieter. Deutsch im Primarunterricht. Berlin: Langenscheidt; München : Goethe-Institut Inter Nationes, 2009. (Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache und Germanistik; Fernstudieneinheit 32).
- DAUVILLIER, C.; LÉVY-HILLERICH, D. (2004): Spiele im Deutschunterricht. Berlin: Langenscheidt, 2004. (Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache und Germanistik; Fernstudieneinheit 28).
- KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth. Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache: Unterrichtsplanung und-durchführung. Band 3. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2010
Bibliografia Complementar:
- ESA, Mohamed. Musik im Deutschunterricht: Der gezielte Einsatz. KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth. Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Didaktik, Methodik. Band 2. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009.
- MATTES, Wolfgang. Methoden für den Unterricht. Darmstadt: Schöningh, 2009.
- SOMMET, Pierre et alli (org.). Lietfaden für Sprachkursleiter. Kooperation der Volkschohschule am Niederrhein. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009.
- http://www2.mcdaniel.edu/german/musikimdu.htm Acesso em 17 de setembro de 2010.