Nome da Atividade
ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LING. ALEMÃ
CÓDIGO
20000160
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades de docência supervisionada formal em contextos escolares da rede pública de ensino fundamental ou médio ou em outros contextos em que a atividade docente se desenvolva de acordo com métodos e procedimentos pedagógicos pertinentes à formação do licenciando em Letras.
Observação: Os estágios deverão ser realizados prioritariamente em instituições públicas de ensino com fins educativos ou instituições comunitárias e privadas da mesma natureza. Os grupos de alunos atendidos pelos estagiários do curso de Letras têm de ter, no mínimo, dez anos de idade, sendo, portanto, vedada a atuação nas séries de abrangência da educação infantil.
Observação: Os estágios deverão ser realizados prioritariamente em instituições públicas de ensino com fins educativos ou instituições comunitárias e privadas da mesma natureza. Os grupos de alunos atendidos pelos estagiários do curso de Letras têm de ter, no mínimo, dez anos de idade, sendo, portanto, vedada a atuação nas séries de abrangência da educação infantil.
Objetivos
Objetivo Geral:
Executar atividades de docência supervisionada, formal e não formal, em contextos escolares da rede pública de ensino fundamental ou médio ou em outros contextos em que a atividade docente desenvolva-se de acordo com métodos e procedimentos pedagógicos relevantes à formação do licenciando em Letras.Atuar pedagogicamente em contexto de ensino da Língua Alemã.
Socializar a discussão de experiências pedagógicas desenvolvidas.
Conteúdo Programático
Planejamento e execução das atividades de docência;
Prática pedagógica supervisionada;
Socialização da experiência docente;
Reflexão sobre a prática.
Estudo de habilidades específicas de ensino de língua alemã conforme o interesse do grupo (ensino de gramática, trabalho com textos, ensino de fonética, ensino de cultura alemã, ensino de literatura alemã, jogos em sala de aula, tipologia de exercícios, ensino de alemão para os anos iniciais, música em aula de alemão, etc)
Prática pedagógica supervisionada;
Socialização da experiência docente;
Reflexão sobre a prática.
Estudo de habilidades específicas de ensino de língua alemã conforme o interesse do grupo (ensino de gramática, trabalho com textos, ensino de fonética, ensino de cultura alemã, ensino de literatura alemã, jogos em sala de aula, tipologia de exercícios, ensino de alemão para os anos iniciais, música em aula de alemão, etc)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DAUVILLIER, C.; LÉVY-HILLERICH, D. (2004): Spiele im Deutschunterricht. Berlin: Langenscheidt, 2004. (Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache und Germanistik; Fernstudieneinheit 28).
- KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth. Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache: Unterrichtsplanung und-durchführung. Band 3. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2010.
- MATTES, Wolfgang. Methoden für den Unterricht. Darmstadt: Schöningh, 2009.
Bibliografia Complementar:
- KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth.Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Didaktik, Methodik. Band 2. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009.
- ESA, Mohamed. Musik im Deutschunterricht: Der gezielte Einsatz. http://www2.mcdaniel.edu/german/musikimdu.htm Acesso em 17 de setembro de 2010
- RAMPILLON, Ute e BIMMEL, Peter. Lernerautonomie und Lernstrategie. Berlin: Langenscheidt;
- SOMMET, Pierre (org.). Leitfaden für Sprachkursleiter. Kooperation der Volkschohschule am Niederrhein. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2011.
- WICKE, Rainer E. Herz oder Pistole? Kommunikatives für den DaF-Unterricht. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2010. München: Goethe-Institut Inter Nationes, 2004. (Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache und Germanistik; 23).