Nome da Atividade
ESTÉTICA E TEORIA DA IMAGEM
CÓDIGO
20000178
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Abordagem da imagem como representação visual, mental e sua aplicação na produção jornalística. A imagem na arte e na história (pintura, fotografia e cinema). Elementos da percepção e da elaboração visual. Tempo, espaço e movimento. Abordagem analítica da percepção e produção visual. A imagem e o espectador. Análises teóricas da produção de imagens em diferentes áreas do jornalismo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Refletir sobre a importância da imagem no contexto do jornalismo.Introduzir algumas perspectivas para o estudo das imagens com foco na fotografia, no planejamento gráfico, no cinema e na televisão.
Conteúdo Programático
1.Teoria da imagem: Conceitos fundamentais
2. Aspectos históricos na produção de imagens.
3. Elementos da sintaxe visual
4. Relações entre os textos verbais e o não verbais
5. As imagens jornalísticas
6. O fotojornalismo
7. Telejornalismo
8. A imagem no contexto do jornalismo impresso
9, A imagem cinematográfica
10. Conceitos Estéticos
11. Análise de Imagens e Produtos Jornalísticos
2. Aspectos históricos na produção de imagens.
3. Elementos da sintaxe visual
4. Relações entre os textos verbais e o não verbais
5. As imagens jornalísticas
6. O fotojornalismo
7. Telejornalismo
8. A imagem no contexto do jornalismo impresso
9, A imagem cinematográfica
10. Conceitos Estéticos
11. Análise de Imagens e Produtos Jornalísticos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1.Teoria da imagem: Conceitos fundamentais 2. Aspectos históricos na produção de imagens. 3. Elementos da sintaxe visual 4. Relações entre os textos verbais e o não verbais 5. As imagens jornalísticas 6. O fotojornalismo 7. Telejornalismo 8. A imagem no contexto do jornalismo impresso 9, A imagem cinematográfica 10. Conceitos Estéticos 11. Análise de Imagens e Produtos Jornalísticos
Bibliografia Complementar:
- AUMONT, Jacques. A Imagem. São Paulo: Papirus, 1993. AUMONT, Jacques. Análise do Filme. Lisboa: Texto & Grafia, 2010. BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica: Primeira versão. In. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2005. ___________. O Mundo Codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007. ____________. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008. JIMENEZ, Marc. O que é Estética? São Leopoldo: Editora Unisinos, 1999. MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo: Senac, 2001. SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. SANTAELLA, Lucia; NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998. SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O Império do Grotesco. Rio de Janeiro: MAUAD, 2002. VÀZQUEZ, Adolfo Sánchez. Convite à estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL | Jornalismo (Bacharelado - Noturno) |