Nome da Atividade
HISTÓRIA SOCIAL DO ROCK
CÓDIGO
20000190
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estabelecer as relações entre a indústria cultural e os mecanismos de apropriação das atitudes e sonoridades dos movimentos culturais que utilizam o rock como expressão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer a fundo a história social do rock, gênero musical mais famoso do mundo, como parte constante da cobertura jornalística em todas as mídias. Estabelecer as relações entre a indústria cultural e os mecanismos de apropriação das atitudes e sonoridades dos movimentos culturais que utilizam o rock como expressão.

Compreender criticamente a trajetória do estilo musical e sua importância na cultura contemporânea; diferenciar estilos e movimentos musicais.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – ANOS 70

1.1 – Ascensão do pop rock

1.2 – Do progressivo ao punk rock

1.3 – Questões teóricas


UNIDADE 2 – MOVIMENTOS ARTÍSTICOS E INDÚSTRIA CULTURAL

2.1 – Anos 80 e 90 e as novas tecnologias na música

2.2 – Rock nos anos 2000 – a crise e o renascimento

2.3 – Rock brasuca – uma história à parte

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORBA, Mauro. Prezados ouvintes. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996. DOLABELA, Marcelo. ABZ do Rock brasileiro. São Paulo: Estrela do Sul, 1987. FERRI, Maria Alice Rene. Quarenta Anos de Rock: período Pré Jurássico (1955-61). São Paulo: Editora 34, 1995. FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll – Uma História Social. São Paulo: Record, 2002. MCNEIL, Legs e MCCAIN, Gillian. Mate-me, por favor.Volumes 1 e 2. São Paulo: L&PM, 1997. PUTERMAN, Paulo. Indústria Cultural: a agonia de um conceito. São Paulo: Perspectiva, 1994

Bibliografia Complementar:

  • BREAM, J. Whole lotta Led Zeppelin: a história ilustrada da banda mais pesada de todos os tempos. Rio de Janeiro: Agir, 2011. CARDOSO FILHO, Jorge. Emergência do sentido na canção midiática: uma proposta metodológica. In Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.1, nº 18, p. 1-16, jan-jun 2008. COUTO, Sérgio Pereira. Segredos e Lendas do Rock. São Paulo: Universo dos Livros, 2003. DAPIEVE, Arthur. Brock: o Rock Brasileiro dos Anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000. FRITH, S. Performing rites: on the value of popular music. Cambridge: Harvard University, 1996. HARRIS, John. The Dark Side of The Moon – Os bastidores da obra-prima do Pink Floyd. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. JANOTTI JUNIOR, J.; CARDOSO FILHO, J. A música popular massiva, o mainstream e o underground. Trajetórias e caminhos na cultura midiática. In: JANOTTI JUNIOR, Jeder; FREIRE FILHO, J. Comunicação & música popular massiva. Salvador: EDUFBA, 2006. JANOTTI JUNIOR, Jeder. Rock me like the devil: a assinatura das cenas musicais e das identidades metálicas. Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014. MARCHETTI, Paulo. Diário da Turma 1976-1968: a história do Rock de Brasília. São Paulo: Conrad, 2001. MUGNAINI JR. Ayrton. Breve História do Rock. São Paulo: Editora Claridade, 2007. REES, P. Robert Plant: uma vida. São Paulo: LeYa, 2014. REY, L. e PHILIPE, G. Livro negro do rock. O dicionário do heavy metal. São Paulo, Somtrês, 1984. SHOOMAN, Joe. Bruce Dickinson: os altos vôos com o Iron Maiden e o vôo solo de um dos maiores músicos do heavy metal. Belo Horizonte: Gutenberg, 2013. SHUKER, Roy. Understanding popular music. London/New York: Routledge, 1994. STRAW, Will. Systems of articulation, logics of change: communities and scenes. In Popular music. Cultural studies, vol. 5, nº 3, p. 368-388, 1991. TROTTA, Felipe. Gêneros musicais e sonoridades: construindo uma ferramenta de análise. In Revista Ícone, Recife, vol. 10, nº 2, p. 1-12, 2008. WALL, Mick. Iron Maiden: Run to the hills, a bi

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA SOCIAL DO ROCK Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

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