Nome da Atividade
HISTÓRIA SOCIAL DO ROCK I
CÓDIGO
20000198
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estabelecer as relações entre a indústria cultural e os mecanismos de apropriação das atitudes e sonoridades dos movimentos culturais que utilizam o rock como expressão.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geral: Conhecer a fundo a história social do rock, gênero musical mais famoso do mundo, como parte constante da cobertura jornalística em todas as mídias. Estabelecer as relações entre a indústria cultural e os mecanismos de apropriação das atitudes e sonoridades dos movimentos culturais que utilizam o rock como expressão.Objetivo(s) específico(s): Compreender criticamente a trajetória do estilo musical e sua importância na cultura contemporânea; diferenciar estilos e movimentos musicais.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – ORIGENS DO ROCK
1.1 – Nascimento e mistura de culturas
1.2 – Posição social dos artistas e o status quo da sociedade norte americana
UNIDADE 2 – DOS PRIMEIROS ANOS À DÉCADA DE OURO
2.1 – Inserção social dos artistas
2.2 – As gravadoras e o domínio da distribuição
2.3 – As primeiras rupturas
2.4 – O rock e os movimentos sociais de contestação
UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
3.2 – Ascensão do pop rock
3.3 – Do progressivo ao heavy metal
3.4 – Questões teóricas
CRONOGRAMA DAS AULAS - 2019/2
Atividades
1 15/08/19 4 aulas Apresentação da disciplina, discussão dos objetivos, metodologia, bibliografia e avaliação.
2 22/08/19 4 aulas UNIDADE 1 – ORIGENS DO ROCK
1.1 – Nascimento e mistura de culturas
1.2 – Posição social dos artistas e o status quo da sociedade norte americana
3 29/08/19 4 aulas UNIDADE 1 – ORIGENS DO ROCK
1.1 – Nascimento e mistura de culturas
1.2 – Posição social dos artistas e o status quo da sociedade norte americana
4 05/09/19 4 aulas UNIDADE 2 – DOS PRIMEIROS ANOS À DÉCADA DE OURO
2.1 – Inserção social dos artistas
2.2 – As gravadoras e o domínio da distribuição
2.3 – As primeiras rupturas
2.4 – O rock e os movimentos sociais de contestação
+
UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
5 12/09/19 4 aulas UNIDADE 2 – DOS PRIMEIROS ANOS À DÉCADA DE OURO
2.1 – Inserção social dos artistas
2.2 – As gravadoras e o domínio da distribuição
2.3 – As primeiras rupturas
2.4 – O rock e os movimentos sociais de contestação
+
UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
6 19/09/19 4 aulas UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
3.2 – Ascensão do pop rock
3.3 – Do progressivo ao punk rock
7 26/09/19 4 aulas UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
3.2 – Ascensão do pop rock
3.3 – Do progressivo ao heavy metal
8 03/10/19 4 aulas
9 10/10/19 4 aulas Semana acadêmica
10 17/10/19 4 aulas UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
3.2 – Ascensão do pop rock
3.3 – Do progressivo ao heavy metal
11 24/10/19 4 aulas Semana Integrada da UFPEL
12 31/10/19 4 aulas UNIDADE 3 –
3.3 – Do progressivo ao heavy metal
13 07/11/19 4 aulas UNIDADE 3
3.4 – Questões teóricas
14 14/11/19 4 aulas Primeira avaliação – Prova
15 21/11/19 4 aulas Aula final de conteúdo + Revisão da prova
16 28/11/19 4 aulas Seminários (9 grupos de dois componentes e um grupo de três componentes = 10 grupos) – 4 grupos (até 40 minutos para cada um)
17 05/12/19 4 aulas Seminários (9 grupos de dois componentes e um grupo de três componentes = 10 grupos) – 3 grupos (até 40 minutos para cada um)
18 12/12/19 4 aulas Seminários (9 grupos de dois componentes e um grupo de três componentes = 10 grupos) – 3 grupos (até 40 minutos para cada um)
Exame: 19/12/19 – Exame
1.1 – Nascimento e mistura de culturas
1.2 – Posição social dos artistas e o status quo da sociedade norte americana
UNIDADE 2 – DOS PRIMEIROS ANOS À DÉCADA DE OURO
2.1 – Inserção social dos artistas
2.2 – As gravadoras e o domínio da distribuição
2.3 – As primeiras rupturas
2.4 – O rock e os movimentos sociais de contestação
UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
3.2 – Ascensão do pop rock
3.3 – Do progressivo ao heavy metal
3.4 – Questões teóricas
CRONOGRAMA DAS AULAS - 2019/2
Atividades
1 15/08/19 4 aulas Apresentação da disciplina, discussão dos objetivos, metodologia, bibliografia e avaliação.
2 22/08/19 4 aulas UNIDADE 1 – ORIGENS DO ROCK
1.1 – Nascimento e mistura de culturas
1.2 – Posição social dos artistas e o status quo da sociedade norte americana
3 29/08/19 4 aulas UNIDADE 1 – ORIGENS DO ROCK
1.1 – Nascimento e mistura de culturas
1.2 – Posição social dos artistas e o status quo da sociedade norte americana
4 05/09/19 4 aulas UNIDADE 2 – DOS PRIMEIROS ANOS À DÉCADA DE OURO
2.1 – Inserção social dos artistas
2.2 – As gravadoras e o domínio da distribuição
2.3 – As primeiras rupturas
2.4 – O rock e os movimentos sociais de contestação
+
UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
5 12/09/19 4 aulas UNIDADE 2 – DOS PRIMEIROS ANOS À DÉCADA DE OURO
2.1 – Inserção social dos artistas
2.2 – As gravadoras e o domínio da distribuição
2.3 – As primeiras rupturas
2.4 – O rock e os movimentos sociais de contestação
+
UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
6 19/09/19 4 aulas UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
3.2 – Ascensão do pop rock
3.3 – Do progressivo ao punk rock
7 26/09/19 4 aulas UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
3.2 – Ascensão do pop rock
3.3 – Do progressivo ao heavy metal
8 03/10/19 4 aulas
9 10/10/19 4 aulas Semana acadêmica
10 17/10/19 4 aulas UNIDADE 3 – ANOS 60 E 70
3.1 – Contracultura e a invasão britânica
3.2 – Ascensão do pop rock
3.3 – Do progressivo ao heavy metal
11 24/10/19 4 aulas Semana Integrada da UFPEL
12 31/10/19 4 aulas UNIDADE 3 –
3.3 – Do progressivo ao heavy metal
13 07/11/19 4 aulas UNIDADE 3
3.4 – Questões teóricas
14 14/11/19 4 aulas Primeira avaliação – Prova
15 21/11/19 4 aulas Aula final de conteúdo + Revisão da prova
16 28/11/19 4 aulas Seminários (9 grupos de dois componentes e um grupo de três componentes = 10 grupos) – 4 grupos (até 40 minutos para cada um)
17 05/12/19 4 aulas Seminários (9 grupos de dois componentes e um grupo de três componentes = 10 grupos) – 3 grupos (até 40 minutos para cada um)
18 12/12/19 4 aulas Seminários (9 grupos de dois componentes e um grupo de três componentes = 10 grupos) – 3 grupos (até 40 minutos para cada um)
Exame: 19/12/19 – Exame
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORBA, Mauro. Prezados ouvintes. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996. DOLABELA, Marcelo. ABZ do Rock brasileiro. São Paulo: Estrela do Sul, 1987. FERRI, Maria Alice Rene. Quarenta Anos de Rock: período Pré Jurássico (1955-61). São Paulo: Editora 34, 1995. FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll – Uma História Social. São Paulo: Record, 2002. MCNEIL, Legs e MCCAIN, Gillian. Mate-me, por favor.Volumes 1 e 2. São Paulo: L&PM, 1997. PUTERMAN, Paulo. Indústria Cultural: a agonia de um conceito. São Paulo: Perspectiva, 1994.
Bibliografia Complementar:
- BREAM, J. Whole lotta Led Zeppelin: a história ilustrada da banda mais pesada de todos os tempos. Rio de Janeiro: Agir, 2011. CARDOSO FILHO, Jorge. Emergência do sentido na canção midiática: uma proposta metodológica. In Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.1, nº 18, p. 1-16, jan-jun 2008. COUTO, Sérgio Pereira. Segredos e Lendas do Rock. São Paulo: Universo dos Livros, 2003. DAPIEVE, Arthur. Brock: o Rock Brasileiro dos Anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000. FRITH, S. Performing rites: on the value of popular music. Cambridge: Harvard University, 1996. HARRIS, John. The Dark Side of The Moon – Os bastidores da obra-prima do Pink Floyd. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. JANOTTI JUNIOR, J.; CARDOSO FILHO, J. A música popular massiva, o mainstream e o underground. Trajetórias e caminhos na cultura midiática. In: JANOTTI JUNIOR, Jeder; FREIRE FILHO, J. Comunicação & música popular massiva. Salvador: EDUFBA, 2006. JANOTTI JUNIOR, Jeder. Rock me like the devil: a assinatura das cenas musicais e das identidades metálicas. Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014. MARCHETTI, Paulo. Diário da Turma 1976-1968: a história do Rock de Brasília. São Paulo: Conrad, 2001. MUGNAINI JR. Ayrton. Breve História do Rock. São Paulo: Editora Claridade, 2007. REES, P. Robert Plant: uma vida. São Paulo: LeYa, 2014. REY, L. e PHILIPE, G. Livro negro do rock. O dicionário do heavy metal. São Paulo, Somtrês, 1984. SHOOMAN, Joe. Bruce Dickinson: os altos vôos com o Iron Maiden e o vôo solo de um dos maiores músicos do heavy metal. Belo Horizonte: Gutenberg, 2013. SHUKER, Roy. Understanding popular music. London/New York: Routledge, 1994. STRAW, Will. Systems of articulation, logics of change: communities and scenes. In Popular music. Cultural studies, vol. 5, nº 3, p. 368-388, 1991. TROTTA, Felipe. Gêneros musicais e sonoridades: construindo uma ferramenta de análise. In Revista Ícone, Recife, vol. 10, nº 2, p. 1-12, 2008. WALL, Mick. Iron Maiden: Run to the hills, a biografia autoriza
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA SOCIAL DO ROCK I | Jornalismo (Bacharelado - Noturno) |