Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
CÓDIGO
20000242
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da relação entre os profissionais da comunicação social, em especial do Jornalista, e os processos políticos e eleitorais contemporâneos. As transformações do poder político na era da comunicação eletrônica. Formas de atuação da comunicação na política. Atividade do jornalista nas práticas governamentais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estimular o debate crítico sobre comunicação e política na sociedade contemporânea.Conteúdo Programático
1.Introdução à Política; Poder; Legitimidade;
1.2 Significado de Política; Princípios básicos; Múltiplos caminhos da Política; Poder e Força; Estado e Poder; Governo e Sociedade;
2.Democracia- conceitos básicos;
3.Discurso Político; O Discurso Político como processo de influência social.
3.1 As estratégias do Discurso Político.
3.2 Da ideologia aos imaginários sociodiscursivos
4. A Imagem Pública e a Imagem dos Poderes. Comunicação, verdade e seus Simulacros;
5. A Opinião Pública e Seus Porta-Vozes.
6.As transformações da política e a política-espetáculo.
7.Comunicação e Política; Participação Política; Esfera Pública e Opinião Pública; o efeito da interferência das mídias.
7.1Poder Político na Comunicação Eletrônica.
7.2Internet e Participação política em sociedades democráticas.
7.3Imagem Pública e Espetáculos da Política.
8.Comunicação e Marketing na Política.
8.1Marketing Político e Marketing Eleitoral.
8.2Comunicação na Administração Pública – Marketing de Governos e Prefeituras.
8.3 Comunicação Governamental.
8.4 Assessoria de imprensa e o gestor Público.
1.2 Significado de Política; Princípios básicos; Múltiplos caminhos da Política; Poder e Força; Estado e Poder; Governo e Sociedade;
2.Democracia- conceitos básicos;
3.Discurso Político; O Discurso Político como processo de influência social.
3.1 As estratégias do Discurso Político.
3.2 Da ideologia aos imaginários sociodiscursivos
4. A Imagem Pública e a Imagem dos Poderes. Comunicação, verdade e seus Simulacros;
5. A Opinião Pública e Seus Porta-Vozes.
6.As transformações da política e a política-espetáculo.
7.Comunicação e Política; Participação Política; Esfera Pública e Opinião Pública; o efeito da interferência das mídias.
7.1Poder Político na Comunicação Eletrônica.
7.2Internet e Participação política em sociedades democráticas.
7.3Imagem Pública e Espetáculos da Política.
8.Comunicação e Marketing na Política.
8.1Marketing Político e Marketing Eleitoral.
8.2Comunicação na Administração Pública – Marketing de Governos e Prefeituras.
8.3 Comunicação Governamental.
8.4 Assessoria de imprensa e o gestor Público.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AVELAR, Lucia & CINTRA, Antonio. O sistema político brasileiro: uma introdução. 2ª Ed. São Paulo: UNESP, 2007. BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade. Para uma teoria geral da política. 8ª ed. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2000. DALLARI, Dalmo de Abreu. O que é participação política. São Paulo: Brasiliense, 2004. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. São Paulo: Contexto, 2011. RUBIM, Antonio Albino. Comunicação e Política: conceitos e abordagens. São Paulo: EDUNESP, 2004. TORQUATO DO REGO, Francisco Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. WEBER, Maria Helena. Comunicação e espetáculos da política. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2000.
Bibliografia Complementar:
- BEZZON, Lara Crivelaro. Comunicação, política e sociedade. São Paulo: Alinea, 2005. GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA | Jornalismo (Bacharelado - Noturno) |