Nome da Atividade
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
20000260
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Conceito de comunicação. O processo de comunicação. O objeto da teoria da comunicação. Paradigmas teórico-metodológicos da teoria da comunicação. Principais abordagens no estudo da comunicação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar e pesquisar os fundamentos da comunicação social. Analisar os fenômenos da comunicação social.Apresentar as principais escolas e teorias que analisam o fenômeno da comunicação, observando a aplicabilidade das teorias nos eventos de comunicação cotidianos e nas práticas midiáticas.
Conteúdo Programático
I – A comunicação
1.1- Introdução ao estudo da comunicação
1.2 - O objeto da comunicação
1.3- A questão da interdisciplinaridade
1.4- Os elementos do processo de comunicação
II- A evolução da comunicação
2.1- Os meios de comunicação de massa
III- A comunicação como questão
3.1- Os estudos norte-americanos: Mass Communication Research
3.2. A Escola de Frankfurt
3.3. Os Estudos Culturais
1.1- Introdução ao estudo da comunicação
1.2 - O objeto da comunicação
1.3- A questão da interdisciplinaridade
1.4- Os elementos do processo de comunicação
II- A evolução da comunicação
2.1- Os meios de comunicação de massa
III- A comunicação como questão
3.1- Os estudos norte-americanos: Mass Communication Research
3.2. A Escola de Frankfurt
3.3. Os Estudos Culturais
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HOHFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C. e França, Vera. (org.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis : Vozes, 2001. POLISTCHUCK, Inana e TRINTA, Aloísio. Teorias da comunicação. Rio de Janeiro : Campus, 2002. WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa : Presença, 1995.
Bibliografia Complementar:
- DE FLEUR, Melvin e BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro : Zahar, 1993. PERUZZOLO, Adair. Comunicação e cultura. Porto Alegre : Sulina, 1972. BERLO, David. O processo de comunicação. São Paulo : Fundo de cultura. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo : Paz e Terra, 1998. COHN, Gabriel (org.) Comunicação e indústria cultural. São Paulo : Nacional, 1977. KIENTZ, Albert. Comunicação de massa, análise de conteúdo. Rio de Janeiro : Eldorado, 1975. MATTELARD, Armand e MATTELARD, Michelle. História das teorias da comunicação. São Paulo : Loyola, 1999.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA DA COMUNICAÇÃO I | Jornalismo (Bacharelado - Noturno) |