Nome da Atividade
ESPANHOL I
CÓDIGO
20000373
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento integrado das habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em língua espanhola, visando à competência comunicativa em nível elementar, bem como à conscientização linguística do profissional de ensino de língua estrangeira em formação.
Objetivos
Objetivo Geral:
GeralDesenvolver e ampliar conhecimentos sobre estratégias de comunicação e funções da linguagem em Língua Espanhola, bem como identificar diferentes tipos de textos para aplicá-los na prática.
Específicos
• Aprimorar as habilidades, visando às competências linguística/gramatical, discursiva, estratégica e sociolinguística.
• Fomentar o desenvolvimento da autonomia e a construção colaborativa do conhecimento, mediante o uso das tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem da Língua Estrangeira ou Segunda Língua.
• Apresentar aspectos históricos e elementos culturais que se inserem no contexto trabalhado;
• Ampliar as competências de produção oral e textual, compreensão auditiva e interpretação;
• Utilizar recursos tecnológicos que minimizem a fronteira de estudo da plataforma Moodle com relação ao universo web.
• Buscar mediante o trabalho com gêneros discursivos a produção linguística em uso.
• Discutir e refletir sobre a aprendizagem da Língua Espanhola e o processo de constituição docente.
Conteúdo Programático
Funções da linguagem;
A unidade do texto escrito: coerência e coesão
A narração
A descrição
A exposição
Artigo Científico
Argumentativo
Diálogo
A unidade do texto escrito: coerência e coesão
A narração
A descrição
A exposição
Artigo Científico
Argumentativo
Diálogo
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALARCOS LLORACH, Emilio. Gramática de la Lengua Española. Madrid: Espasa Calpe, 1999. BARALO, Marta et alii. Preparación Certificado Inicial: Español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1994. MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español I: de la lengua a la idea. Madrid: Difusión, 2002. MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español II: de la idea a la lengua. Ma-drid: Difusión, 2002. REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Ortografía de la lengua española. Madrid: RAE, 1999.
Bibliografia Complementar:
- GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo et alli. Conjugar es fácil. Madrid: Edelsa, 2000. MARTÍN LÁZARO, Fernando; TUSÓN, Vicente. Curso de lengua Española. Madrid: Anaya, 1985. MEDINA López, Javier. Historia de la lengua Española I. Madrid: Arco/Libros. 1999. MORENO, Concha; TUTS, Martina. Curso de Perfeccionamiento. Madrid: SGEL, 2002. REYES, G. El abecé de la pragmática. Madrid: Arco Libros. 1998. ROMERO DUEÑAS, Carlos. Puesta a punto. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1998. SEARLE, J.R. Os Atos de Fala. Coimbra: Livraria Almedina. 1984. SEMINO, María Josefina I., 1994, Uma experiência. O ensino de espanhol para lusofalantes, Rio Grande, Ed. Da FURG, “Artexto”, 5, pp. 57-60.—, 2007. ___. Español y portugués: desenredando las lenguas. Guía para profesores y alum-nos brasileños, Rio Grande, Ed. da FURG, 2007. SOLER-ESPIAUBA, Dolores. Contenidos culturales en la enseñanza del español co-mo 2/L. Madrid: Arco Libros, 2006. REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Diccionario de la Lengua Española. Edición electrónica. http://www.rae.es. REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Nueva gramática de la lengua española. Sintaxis II. Madrid: Espasa Libros, 2010.