Nome da Atividade
PRODUÇÃO LEITURA E ESCRITA EM LÍNG. PORT.I
CÓDIGO
20000376
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Exercício da leitura e produção de textos dos mais variados gêneros. Noções basilares sobre estrutura e forma do texto: coesão, coerência, clareza, informatividade e adequação. Revisão e reescrita orientada dos textos produzidos.
Objetivos
Objetivo Geral:
GeraisPermitir circunstâncias que admitam ao aluno a construção de textos a partir de sua funcionalidade. Adolescer competências de leitura e produção de textos a partir do estudo de aspectos fundamentais que constituem os diferentes gêneros textuais. Oportunizar situações para que o aluno possa rever e refletir sobre seu próprio trabalho, exercitando atividades de análise, crítica e reelaboração.
Conteúdo Programático
Artigos teóricos pertinentes à prática de desenvolvimento de propdução textual e leitura.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2006. KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e produção textual. Petrópolis: Vozes, 2010. KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; PAVANI, C. F. Prática textual. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2009. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005. CARNEIRO, Agostinho D. Texto em construção: interpretação de texto. São Paulo: Moderna, 1992.
Bibliografia Complementar:
- FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991. CUNHA, Celso e CINTRA. Nova gramática do português contemporâneo. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 7 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007. PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1992.