Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EAD I
CÓDIGO
20000377
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Informação e comunicação, ambientes colaborativos de aprendizagem, cibercultura,
interatividade na WEB, educação on-line
interatividade na WEB, educação on-line
Objetivos
Objetivo Geral:
GeralO objetivo geral da disciplina consiste em oferecer uma visão abrangente sobre as
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com relação aos ambientes
colaborativos de aprendizagem, à cibercultura e à educação on-line.
Específicos
- Propiciar a percepção do uso das TIC no processo ensino-aprendizagem;
- Possibilitar a experimentação de Tecnologias Digitais on-line como ferramentas didático-
pedagógicas na Educação a Distância e no ambiente de aprendizagem.
Conteúdo Programático
UNIDADE I –
Comunicação e informação
Era da comunicação
Era da informação
Era da conexão
Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs
UNIDADE II –
Cibercultura
História
Cidades digitais (cibercidades)
UNIDADE III –
Comunidades Virtuais
O que são Comunidades Virtuais
Como se formam Comunidades Virtuais
Comunidades virtuais de aprendizagem
Comunidades virtuais vs. Educação
UNIDADE IV –
Interação e interatividade
Espaços e tempos de interação social na WEB
Interação como força de um sistema
UNIDADE V –
Trabalho de avaliação
Comunicação e informação
Era da comunicação
Era da informação
Era da conexão
Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs
UNIDADE II –
Cibercultura
História
Cidades digitais (cibercidades)
UNIDADE III –
Comunidades Virtuais
O que são Comunidades Virtuais
Como se formam Comunidades Virtuais
Comunidades virtuais de aprendizagem
Comunidades virtuais vs. Educação
UNIDADE IV –
Interação e interatividade
Espaços e tempos de interação social na WEB
Interação como força de um sistema
UNIDADE V –
Trabalho de avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LEFFA, Vilson J. Interação virtual versus interação face a face: o jogo de presenças e ausências. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, agosto de 2005. LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34. MUSSOI, Eunice Maria. FLORES, Maria Lucia Pozzatti. BEHAR, Patricia Alejandra. Comunidades Virtuais: um novo espaço de aprendizagem. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8aEunice.pdf Acesso em: 16/03/2015. OLIVEIRA, Gerson Pastre de. Novas tecnologias da informação e da com unicação e a construção do conhecimento em cursos universitários: reflexões sobre acesso, conexões e virtualidade. OEI-Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653). Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/344Pastre.pdf Acesso em: 16/03/2015. QUEZADA, Ariel; CANESSA, Enrique. La complejidad de los procesos educativos en el aula de clases. Educar em Revista. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1550/155013363009.pdf Acesso em: 16/03/2015. SANTOS, Márcio Adriano dos; SILVA, Zayr Cláudio G. da. Cibercultura e Ciberespaço: novos cenários na preservação da memória. XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclus ão Social. Maceió, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011. Disponível em: http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/schedConf/presentations Acesso em: 10/03/2013. SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER, Jucimara. Comunidades virtuais de aprendizagem: espaços de desenvolvimento de socialidades, comunicação e cultura. II Simpósio: e-agor@a professor? Para onde vamos?. COMFIL-PUC-SP/COGEAE. 7-8 noembro/2003. Disponível em: http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos %20pdf/artigo1.pdf Acesso em: 16/03/2015. VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982008000100010 Acesso em: 16/0
Bibliografia Complementar:
- IRIONDO OTERO, W.R. Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning. Tese de Doutorado. Florianópolis: UFSC/PPEGC, 2008. Disponível em: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/06/Walter-RubenIriondo-Otero.pdf LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. In: Razón y Palabra, n.41, 2004. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html Acessado em 17/10/2009.