Nome da Atividade
TCC
CÓDIGO
20000408
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Trabalho de Conclusão de Curso, que envolve a reflexão e sistematização sobre a prática de estágio realizada pelo discente, obedecendo às regras metodológicas preconizadas para um trabalho de monografia.
Objetivos
Objetivo Geral:
GeraisDesenvolver e finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação de um professor do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol a Distância, devendo explicitar neste processo de escrita acadêmica as etapas previstas pelo trabalho científico, seguindo o rigor metodológico.
Específicos
- Orientar e estimular o acadêmico a consultar o material bibliográfico disponibilizado, bem como outros que sejam coerentes com o tema a ser bordado;
- Desenvolver a capacidade de interpretar e analisar de forma crítica;
- Aprofundar os conhecimentos na área do assunto abordado pelo discente em seu TCC;
- Apresentar um trabalho de conclusão de curso que cumpra com as exigências de cunho metodológico e com as normas da ABNT.
Conteúdo Programático
Artigos teóricos pertinentes à prática de ensino-aprendizagem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FERREIRA, Anita, et alii. La Arquitectura de ELE-TUTOR: Un Sistema Tutorial Inteligente para el Español como Lengua Extranjera. In: Revis-ta signos - estudios de Lingüística, 2012 PUCV, Chile. p. 102-131. FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o trabalho científico: Elaboração e Formatação. Explicitação das Normas Técnicas da ABNT. Porto Alegre: Brasul, 2010. JARA, Ana Vine; FERREIRA CABRERA, Anita. Mejoramiento de la competencia comunicativa en español como lengua extranjera a través de la videocomunicación. In: RLA. Revista de Lingüística Teórica y Aplicada. Concepción (Chile), 50 (1), I Sem. 2012, p. 139-160. JOUINI, Khemais. El texto literario en la clase de español como lengua extranjera: propuestas y modelos de uso. In: Íkala, revista de lenguaje y cultura. Vol. 13, N.o 20 (jul.- dic., 2008). P. 121-159. Madrid. JUAN LÁZARO, Olga. Web 2.0, comunicación y material didáctico digi-tal para el aprendizaje del español: el aula virtual de español del insti-tuto cervantes y su actualización. In: RLA. Revista de Lingüística Teó-rica y Aplicada. Concepción (Chile), 47 (2), II Sem. 2009, p. 13-34. LEFFA, V. Não tem mais sesta: gestão do tempo em cursos a distância. Letras & Letras. Vol. 25, n. 2, p. 145-162, jul/dez. 2009. LIVINGSTONE, Kerwin Anthony; FERREIRA, Anita. La efectividad de un modelo metodológico mixto para la enseñanza-aprendizaje de es-pañol como lengua extranjera. In: Boletín de filología tomo XLIV, número 2, 2009, p. 89-118. MORAN, J. M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19a Ed. São Paulo: Papirus, 2012. NEDER, Maria Lúcia C. A Orientação Acadêmica na Educação a Distância: a perspectiva de (re)significação do processo educacional. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000. p. 105-124.