Nome da Atividade
TEXTO MULTIMODAL E ENSINO DE LÍNGUA
CÓDIGO
20000540
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A multimodalidade em diferentes perspectivas teóricas; abordagens do texto verbovisual; análise de textos multimodais; metodologias para o trabalho com textos multimodais no ensino de língua.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender o funcionamento de textos multimodais – verbal, imagem e som – a fim de trabalhá-los no ensino de língua.Conteúdo Programático
• Conceito de multimodalidade.
• Leitura de textos multimodais: diferentes perspectivas teóricas.
• A linguagem na mídia – o funcionamento do texto multimodal.
• A linguagem do cinema – o funcionamento do texto multimodal.
• Análise de textos multimodais.
• Textos multimodais e ensino de língua.
• Leitura de textos multimodais: diferentes perspectivas teóricas.
• A linguagem na mídia – o funcionamento do texto multimodal.
• A linguagem do cinema – o funcionamento do texto multimodal.
• Análise de textos multimodais.
• Textos multimodais e ensino de língua.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996. ORLANDI, E. P.. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2005. SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2013.
Bibliografia Complementar:
- COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Cibercultura e formação de professores. São Paulo Autêntica 2009. HENAULT, Anne. História concisa da semiótica. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009. PELLEGRINI, Tania et al. (Org.). Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo : Instituto Itaú Cultural, 2003. PRETTO, Nelson de Luca; TOSTA, Sandra Pereira (Org.). Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.