Nome da Atividade
PESQUISA EM LETRAS II
CÓDIGO
20000569
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
• Conjunto de atividades – pesquisa - orientadas para a busca de conhecimentos sobre a linguagem. Definição do tema da pesquisa e da abordagem teórica. Elaboração de pesquisa: percurso, fases e etapas. Relatório de pesquisa.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oportunizar ao aluno condições para:• Desenvolver competências e habilidades que provoquem autonomia na busca do conhecimento.
• Direcionar trabalho de pesquisa com indagações procedentes e que permitam uma atitude responsiva.
• Apropriar-se de método que garanta certa autonomia na aquisição de conhecimento fora da sala de aula.
• Redigir relatório de pesquisa.
Conteúdo Programático
- Aspectos básicos para apresentação de trabalhos científicos escritos;
- Caracterização dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais;
- Critérios textuais: clareza, concisão, precisão, coesão, coerência e logicidade;
- Delimitação do assunto de pesquisa;
- Critérios para a elaboração de apresentação oral;
- Elaboração de projeto de estudo monográfico ou artigo científico a respeito de um dos tópicos abordados
no Curso.
- Caracterização dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais;
- Critérios textuais: clareza, concisão, precisão, coesão, coerência e logicidade;
- Delimitação do assunto de pesquisa;
- Critérios para a elaboração de apresentação oral;
- Elaboração de projeto de estudo monográfico ou artigo científico a respeito de um dos tópicos abordados
no Curso.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BUNGE, Mario. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas – SP: Autores Associados, 2000. LAMPERT, Ernani. A universidade na virada do século XXI: ciência, pesquisa e cidadania. Porto Alegre: Sulina, 2000. LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1989. PERINI, Mário. Princípios de Lingüística Descritiva: introdução ao pensamento gramatical. São Paulo: Parábola, 2007. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
Bibliografia Complementar:
- MOLLICA, M.C.; BRAGA, M.L. Introdução à sociolingüística. São Paulo: Contexto, 2004.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno) |