Nome da Atividade
Tópicos Especiais em Palavra e Imagem
CÓDIGO
20000588
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4

Ementa

Estudo das relações entre o texto literário e textos concebidos em sistemas semióticos distintos, sobretudo no campo das artes visuais, com destaque à pintura, fotografia e/ou cinema.

Objetivos

Objetivo Geral:

Investigar fundamentação teórica da articulação entre textos literários e fotográficos; analisar textos literários e fotográficos a partir de suas articulações semióticas, culturais e históricas; produzir reflexão crítica sobre o diálogo de textos literários e fotográficos.

Conteúdo Programático

Literatura e fotografia: algumas possibilidades de diálogo. Usos culturais da fotografia: memória e verdade. Algumas abordagens da imagem fotográfica: o inconsciente ótico (Benjamin), o complexo da múmia (Bazin), o instante decisivo (Cartier-Bresson), studium e punctum, cultura e emoção (Barthes), democracia e política (Sontag), linguagem e ilusão (Machado).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. O cinema: ensaios. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991. BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. CARTIER-BRESSON, Henri. O momento decisivo. O imaginário segundo a natureza. Trad. Renato Aguiar. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. MACHADO, Arlindo. A ilusão espetacular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • AGAMBEN, Giorgio. O Dia do Juízo. Profanações. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007. ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Trad. Carla Rodrigues (coord.). Belo Horizonte: Autêntica, 2015. AMAR, Pierre-Jean. História da fotografia. Trad. Victor Silva. Lisboa: Edições 70, s/d. BAURET, Gabriel. A fotografia. Trad. J. Espadeiro Martins. Lisboa: Edições 70, 2015. BERGER, John. Para entender uma fotografia. Trad. Paulo Geiger. São Paulo: Cia. das Letras, 2017. BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014. DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. Trad. Paulo Neves. São Paulo: 34, 2013. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: 34, 2010. DIONISIO, Gustavo Henrique. O analista-olho: (im)pertinências do inconsciente ótico. In: MACHADO, Carlos Eduardo Jordão; MACHADO JR., Rubens; VEDDA, Miguel (orgs.). Walter Benjamin: experiência histórica e imagens dialéticas. São Paulo: UNESP, 2015. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2011. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FONTCUBERTA, Joan. A câmara de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. Trad. Maria Alzira. São Paulo: Gustavo Gili, 2012. FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Trad. Maria Alzira Brum Lemos. Barcelona, Gustavo Gili, 2010. HACKING, Juliet (org.). Tudo sobre fotografia. Trad. Beatriz Medina. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. 5ª. edição revista. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016. KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. Barcelona, Gustavo Gili, 2014. LISSOVSKY, Maurício. Máquina de esperar. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2017. NAVAS, Adolfo Montejo. Fotografia & poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu,

Página gerada em 22/11/2024 04:47:32 (consulta levou 0,063374s)