Nome da Atividade
TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUAGEM E INTERAÇÃO SOCIAL
CÓDIGO
20000589
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
04
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
04
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Linguagem, língua e discurso sob uma perspectiva da interação verbal. Teorias enunciativas e discursivas.
O texto e o gênero textual enquanto objeto de ensino. Conceitos e estratégias de leitura e de escrita. A
formação docente e suas implicações no agir cotidiano do professor de línguas
O texto e o gênero textual enquanto objeto de ensino. Conceitos e estratégias de leitura e de escrita. A
formação docente e suas implicações no agir cotidiano do professor de línguas
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
Teorias da enunciação sob a perspectiva de: Bakhtin, Benveniste, Ducrot
Teorias do texto e do discurso: Linguística Textual e Interacionismo Sociodiscursivo
Os gêneros textuais como objeto no ensino de língua
Os processos de leitura e de escrita sob a luz da interação verbal
A formação docente com base no saber a ensinar e para ensinar
Teorias do texto e do discurso: Linguística Textual e Interacionismo Sociodiscursivo
Os gêneros textuais como objeto no ensino de língua
Os processos de leitura e de escrita sob a luz da interação verbal
A formação docente com base no saber a ensinar e para ensinar
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAKHTIN, M.. Estética da criação verbal. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BENVENISTE, E. Problemas de Lingüística Geral I. Campinas, SP: Pontes, 1995. BRONCKART, J-P. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo DUCROT, O. O dizer e o dito. São Paulo: Pontes, 1987. FLORES, V. do N.; TEIXEIRA, M. Introdução à Lingüística da Enunciação. São Paulo: KOCH, I.V.; ELIAS, V.M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de VOLOCHINOV, V.N. [BAKHTIN, M.]. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: WITTKE, C.I. Ensino de língua e formação docente. Reflexão teórica e diálogo com BARROS, E.M.D.; CORDEIRO, G.S.; GONÇALVES, A. (Orgs.) Gestos didáticos para BENVENISTE, E. Problemas de Lingüística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989. BRONCKART, J-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos _______. ; BRONCKART, E.B. As unidades semióticas em ação: Estudos linguísticos e DURAN, G. R.; MENEGASSI, R. J. O gênero questão interpretativa como ferramenta de GUIMARÃES, A.M.M.; MACHADO, A.R.; COUTINHO, A. (Orgs.) O Interacionismo