Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
CÓDIGO
20000700
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Teoria da literatura: conceitos fundamentais. Introdução às principais correntes críticas dos estudos literários e seus respectivos pressupostos teórico metodológicos. Concepções de Literatura. Texto literário e não-literário. Os gêneros literários: tradição e ruptura. Relação intertextual da literatura com outros discursos artísticos e culturais. O discurso literário como discurso de representação: articulação entre a literatura e seu contexto socio histórico. Intertextualidade e dialogismo. Reflexões sobre o ensino da literatura

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais:
• Conhecer os conceitos fundamentais dos estudos literários.


Específicos:
• Estudar os principais estilos e períodos literários e suas características básicas, mediante a análise de autores e obras representativas da literatura ocidental.
• Conhecer as principais correntes críticas dos estudos literários e seus respectivos pressupostos teórico-metodológicos.
• Diferenciar texto literário de texto não-literário.
• Conhecer os principais gêneros literários.
• Compreender a relação intertextual da literatura com outros discursos artísticos e culturais.

Conteúdo Programático

Natureza do texto literário

Gêneros literários: clássico(épico, lírico, dramático) e moderno (romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda)

Elementos de narratologia
Elementos de poética
Leitura de textos literários
Tipologia de textos literários
Descrição e Análise de Textos literários
Introdução à Literatura surda

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010. EAGLETON. Terry. Teoria da literatura: uma introdução. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. SOARES, Angélica. Gêneros literários. 7 ed. São Paulo: Ática, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/3652186/O_que_%C3%A9_Cultura_Popular Acesso: 13/07/2023. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2010. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SUTTON-SPENCE, Rachel Literatura em libras [livro eletrônico] / Rachel Sutton-Spence; [tradução Gustavo Gusmão]. 1. ed. Petrópolis, RJ : Editora Arara Azul, 2021. Disponível em: http://www.literaturaemlibras.com/leitura-impressa/ Acesso em: 03/08/2023.

Página gerada em 21/11/2024 21:41:44 (consulta levou 0,077617s)