Nome da Atividade
TEORIA DO CONTO: ABORDAGEM LATINO-AMERICANA
CÓDIGO
20000791
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Características organizativas dos contos, sua estrutura, seus elementos e forma.
O conto como gênero na América Latina.
Leitura e análise de contos.
O conto como gênero na América Latina.
Leitura e análise de contos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):Dar a conhecer os aspectos fundamentais da teoria do conto;
Estabelecer análise comparativa entre a teoria crítica do conto latino-americano nos séculos XX e XXI;
Analisar e compreender a obra contística de escritores/as latino-americanos/as.
Objetivo(s) específico(s):
Introdução ao gênero na América Latina.
Principais autores e textos.
O conto e sua teoria para os ficcionistas latino-americanos.
Conteúdo Programático
O conto como gênero
Análise da obra de arte literária
Escritores teóricos do conto
O conto latino-americano e suas influências
O conto latino-americano no século XX
O conto latino-americano no século XXI
Análise da obra de arte literária
Escritores teóricos do conto
O conto latino-americano e suas influências
O conto latino-americano no século XX
O conto latino-americano no século XXI
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FARACO, Sérgio. (org.). O decálogo do perfeito contista. Porto Alegre: L&PM, 2009.
- KIEFER, Charles. “A poética do conto”: de Poe a Borges – um passeio pelo gênero. São Paulo: Leya, 2011.
- PIGLIA. Ricardo. “Formas breves”. São Paulo: Formas Breves, 2004.
Bibliografia Complementar:
- BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emece, sd. Vol. I-V.
- BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Editora Cultrix, 1975 (Especialmente a introdução: ‘Situação e formas do conto brasileiro contemporâneo’).
- CORTÁZAR, Julio. Obras completas. Buenos Aires: Punto de lectura, 2005.
- PROPP, V. Morfologia do conto maravilhoso. 2ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
- TODOROV, T. As categorias da narrativa literária. In: ____. [et al.]. Análise estrutural da narrativa. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2009p. 218-264.