Nome da Atividade
COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA B2
CÓDIGO
20000794
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
. Ementa: Aspectos principais da oralidade em Língua Espanhola de acordo com o Marco Comum de Referência Europeu para o nível B1 (intermediário).
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) específico(s): Aprofundar conhecimento e prática de conversação em Língua EspanholaConteúdo Programático
Compreender discursos e conferências extensas e inclusive siguir linhas argumentativas complexas sempre que o tema seja relativamente bem conhecido.
Compreender as notícias faladas inseridas em um nível de linguagem padrão, seja na televisão ou em programas sobre temas atuais.
Compreender a maioria dos filmes que são falados num nível de linguagem padrão.
Sou capaz de ler artigos e reportagens relacionadas com problemas contemporâneos em que os autores adotam posturas ou pontos de vista concretos.
Compreendo a prosa literária contemporânea.
Participar de conversação com certa fluência e espontaneidade, possibilitando a comunicação normal com falantes nativos.
Tomar parte ativa em debates desenvolvidos em situações quotidianas, explicando e defendendo pontos de vista.
Apresentar descrições claras e detalhadas de uma ampla série de temas relacionados com a especialidade de cada um.
Explicar um ponto de vista sobre um tema expondo as vantagens e desvantagens de várias opções.
Compreender as notícias faladas inseridas em um nível de linguagem padrão, seja na televisão ou em programas sobre temas atuais.
Compreender a maioria dos filmes que são falados num nível de linguagem padrão.
Sou capaz de ler artigos e reportagens relacionadas com problemas contemporâneos em que os autores adotam posturas ou pontos de vista concretos.
Compreendo a prosa literária contemporânea.
Participar de conversação com certa fluência e espontaneidade, possibilitando a comunicação normal com falantes nativos.
Tomar parte ativa em debates desenvolvidos em situações quotidianas, explicando e defendendo pontos de vista.
Apresentar descrições claras e detalhadas de uma ampla série de temas relacionados com a especialidade de cada um.
Explicar um ponto de vista sobre um tema expondo as vantagens e desvantagens de várias opções.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ÁLVAREZ, Mª Pilar Nuño; RODRÍGUEZ, José Ramón Franco (Coordinado por Mª Ángeles Álvarez Martínez). Fonética (Anaya ELE, Colección temática), Medio B1. 2ª edición. Madrid: Anaya, 2008. FANJUL, A. (org.). Gramática y práctica de español para brasileños. 2ª ed. São Paulo: Santillana/Ed. Moderna, 2011. MORENO FERNÁNDEZ, F. Las variedades de la lengua española y su enseñanza. Madrid: Arco Libros, 2010. SERRA, Maria L. De Andrade; BERTELEGNI, Maria D.C.; ABREU, Regina M. Mattos. Fonética Aplicada a La Enseñanza Del Español Como Lengua Extranjera. São Paulo: Editora Galpão, 2007.
Bibliografia Complementar:
- ALEZA IZQUIERDO, M.; ENQUITA UTRILLA, J. E. La lengua española en América: normas y usos actuales. Universita de València, 2010. Disponível em: https://www.uv.es/aleza/esp.am.pdf . (Acesso em março de 2016). CARRICABURO, N. Las fórmulas de tratamiento en el español actual. Madri: Arco/Libros, 1997. DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri; ORTIGOZA, Arelis Felipe; SASTRE RUANO, María Ángeles; WERNER, Reinhold. Dicionário de Falsos Amigos Portugués-Español. Florianópolis: Insular, 2015. MARIN, M. Lingüística y enseñanza de la lengua. Buenos Aires: Aiqué, 2001. VASQUEZ, Graciela. La destreza oral. Madrid: Edelsa, 2000.