Nome da Atividade
LÍNGUA INGLESA II
CÓDIGO
20000812
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento integrado das habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em língua inglesa, visando à competência comunicativa em nível pré- intermediário, bem como à conscientização linguística do profissional de ensino de língua estrangeira em formação. Reflexão e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Desenvolver e consolidar as habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em língua inglesa em nível A2 do CEFR, visando à competência comunicativa em nível pré-intermediário.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver as habilidades visando às competências linguística/gramatical, discursiva, estratégica e sociolinguística;
• Ampliar o processo de distanciamento do uso explícito da língua portuguesa no “continuum” em direção à língua inglesa. Paralelamente, iniciar o processo de análise metalinguística da língua inglesa enriquecida por possíveis reflexões envolvendo os dois sistemas;
• Desenvolver a reflexão didático-pedagógica por meio da análise de materiais didáticos;
• Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho, experienciando situações reais de ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LEECH, G.; SVARTVIK, J. A communicative grammar of English. 3ª ed. London: Longman, 2002.
  • MURPHY, R. English grammar in use: a self-study reference and practice book for intermediate learners of English (4ª ed.). Cambridge: Cambridge University Press, 2012
  • THOMSON, A.; MARTINET, A. A Practical English Grammar. London: Oxford University Press, 2005.
  • TILBURY, A.; CLEMENTSON, T.; HENDRA, L. A.; REA, D. English Unlimited. Pre- intermediate Coursebook. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. Units. 8 – 14. UR, P. Grammar practice activities: a practical guide for teachers. New York: Cambridge, 1998

Bibliografia Complementar:

  • COFFIN, C.; DONOHUE, J.; NORTH, S. Exploring English Grammar: from formal to functional. (1ª ed.) Routledge, 2009.
  • MURPHY, R., SMALZER, W. R. (2002). Basic grammar in use: reference and practice for students of English (2ª ed). Cambridge: Cambridge University Press.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 2 23 16 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
GISELE MEDINA NUNES
Professor responsável pela turma

M2 2025 / 2 23 17 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LÍNGUA INGLESA II Letras - Português e Inglês (Licenciatura)

Página gerada em 06/10/2025 22:24:11 (consulta levou 0.181602s)