Nome da Atividade
LÍNGUA INGLESA II
CÓDIGO
20000812
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento integrado das habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em língua inglesa, visando à competência comunicativa em nível pré- intermediário, bem como à conscientização linguística do profissional de ensino de língua estrangeira em formação. Reflexão e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Desenvolver e consolidar as habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em língua inglesa em nível A2 do CEFR, visando à competência comunicativa em nível pré-intermediário.Objetivos Específicos:
• Desenvolver as habilidades visando às competências linguística/gramatical, discursiva, estratégica e sociolinguística;
• Ampliar o processo de distanciamento do uso explícito da língua portuguesa no “continuum” em direção à língua inglesa. Paralelamente, iniciar o processo de análise metalinguística da língua inglesa enriquecida por possíveis reflexões envolvendo os dois sistemas;
• Desenvolver a reflexão didático-pedagógica por meio da análise de materiais didáticos;
• Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho, experienciando situações reais de ensino e aprendizagem da língua inglesa.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LEECH, G.; SVARTVIK, J. A communicative grammar of English. 3ª ed. London: Longman, 2002.
- MURPHY, R. English grammar in use: a self-study reference and practice book for intermediate learners of English (4ª ed.). Cambridge: Cambridge University Press, 2012
- THOMSON, A.; MARTINET, A. A Practical English Grammar. London: Oxford University Press, 2005.
- TILBURY, A.; CLEMENTSON, T.; HENDRA, L. A.; REA, D. English Unlimited. Pre- intermediate Coursebook. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. Units. 8 – 14. UR, P. Grammar practice activities: a practical guide for teachers. New York: Cambridge, 1998
Bibliografia Complementar:
- COFFIN, C.; DONOHUE, J.; NORTH, S. Exploring English Grammar: from formal to functional. (1ª ed.) Routledge, 2009.
- MURPHY, R., SMALZER, W. R. (2002). Basic grammar in use: reference and practice for students of English (2ª ed). Cambridge: Cambridge University Press.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2025 / 2 | 23 | 16 |
Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Horários
|
GISELE MEDINA NUNES Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2025 / 2 | 23 | 17 |
Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Horários
|
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LÍNGUA INGLESA II | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) |