Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EAD
CÓDIGO
20000861
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Informação e comunicação, ambientes colaborativos de aprendizagem, cibercultura, interatividade na WEB, educação on-line.
Objetivos
Objetivo Geral:
O objetivo geral da disciplina consiste em oferecer uma visão abrangente sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com relação aos ambientes colaborativos de aprendizagem, à cibercultura e à educação on-line.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. Disponível em: https://antigo.uab.ufsc.br/portugues/files/2012/04/livro-introdu%c3%a7%c3%a3o-a-EAD.pdf Acesso em: 08 jan. 2024. SCHERER, Suely; BRITO, Glaucia da Silva. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 53-77. Editora UFPR. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/Vsy54XFs7jxzLKLK6KFdBGG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 jan. 2024. LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. In: Razón y Palabra, n.41, 2004. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html Acessado em 17 de outubro de 2009
Bibliografia Complementar:
- MAGNAGNAGNO, Cleber Cicero; RAMOS, Monica Parente. Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Revista Brasileira de educação Médica, vol. 39 (4), 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/VWzZ6BGGjVjhqywtrH5ckDJ/. Acessado em: 15 de fevereiro de 2025. LEFFA, Vilson J.; FREIRE, Maximina M. Educação sem distância. 2013. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Edu_sem_distancia_Site.pdf. Acessado em: 03 de março de 2025. LEFFA, Vilson J.; HEEMANN, Christiane. Decálogo do professor de EAD. 2014. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Decalogo_Versao_site.pdf. Acessado em 03 de março de 2025. MONTANHER, Renato Cristiano. Estudo sobre o uso de jogos para o ensino de língua estrangeira baseados na Teoria do Pensamento Complexo. Dissertação de Mestrado, UNIFACCAMP, 2021. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.cc.faccamp.br/Dissertacoes/RenatoCristinoMontanher.pdf&ved=2ahUKEwji0-K_spmMAxWhrZUCHaNWE7oQFnoECBQQAQ&usg=AOvVaw0hysk4C7VpClvd4J9vLaok. Acessado em: 25 de fevereiro de 2025. PORTO, Bruno; BATTESTIN, Vanessa. Tendências das propostas de Gamificação no Moodle: uma revisão sistemática. 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1682/738. Acessado em: 03 de março de 2025