Nome da Atividade
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
CÓDIGO
20000893
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A Literatura Infantil e juvenil como expressão da criatividade e como ferramenta para a formação do leitor. O papel da literatura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Critérios de seleção e adequação das obras ao contexto escolar. Planejamento e organização de práticas literárias na escola. A mediação tecnológica no trabalho com a Literatura Infantil e juvenil.
Objetivos
Objetivo Geral:
O componente curricular Literatura Infanto-Juvenil prevê abordagens críticas e metodológicas da produção literária e cultural para as crianças e os adolescentes como portador de um conteúdo importante para o processo de ensino e aprendizagem, em vários níveis de ensino, bem como um conteúdo fundamental na formação docente.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. Disponivel em: Acesso em: 02/03/2025. BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura – a formação do leitor. Alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993. Disponível em: < https://sistemas.iibi.unam.mx/biblioteca/pavd/ latpdf/LAT002435.pdf> Acesso em: 13/02/2025. CADERMATORI, Lígia. O que é literatura infantil? São Paulo: Brasiliense,1987. Disponível em: Acesso em: 02/03/2025