Nome da Atividade
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO
CÓDIGO
21000016
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Conceitos básicos de marketing. Planejamento de marketing. Análise e pesquisa de mercado. Marketing pessoal. Marketing social, Marketing ambiental. Marca ecológica e marketing verde. Criatividade, inovação e competitividade. A Consultoria como negócio próprio.
Plano de Negócios.
Plano de Negócios.
Objetivos
Objetivo Geral:
Dotar o futuro profissional de conceitos básicos relacionados ao marketing socioambiental. Capacitar e estimular para o empreendedorismo. Permitir a assimilação dos conceitos fundamentais do marketing comercial.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
- LAS CASAS, A.L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2011.
- MENDES, J. Manual do empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. São Paulo: Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
- CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier: Sebrae, 2008
- CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier: Sebrae, 2008
- CIBETTI, D. Marketing pessoal. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
- DIAS, R. Marketing ambiental: Ética, Responsabilidade Social e Competitividade nos Negócios. São Paulo:Atlas, 2012.
- MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. xiii, 240 p.
- SEBRAE. Como elaborar uma pesquisa de mercado. Disponível em:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO | Gestão Ambiental (Tecnológico) |