Nome da Atividade
EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO
CÓDIGO
21000036
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Educação para o Trânsito nos processos de gestão do trânsito. Metodologias e processos educativos na gestão, avaliação dos limites e possibilidades da Educação para o Trânsito na gestão, e o papel da educação para o trânsito nas políticas públicas, na gestão de conflitos no trânsito e na difusão de práticas educativas para um trânsito mais seguro. Fundamentos da Educação para o Trânsito: estudo da trajetória da Educação para o Trânsito e suas bases político-filosóficas e científicas através da análise de documentos e convenções que fundamentam as políticas públicas: Formal e não Formal. Aspectos legais.
Objetivos
Objetivo Geral:
GERALEstudar a importância da educação para o trânsito.
ESPECÍFICOS
Analisar o histórico e a importância da Educação para o Trânsito no Brasil. Examinar os programas de educação para o trânsito desenvolvido por diferentes atores sociais. Estudar a aplicabilidade da educação para o trânsito na gestão de conflitos no trânsito.
Conteúdo Programático
• Introdução à disciplina.
• Apresentar a Educação para o Trânsito nos processos de gestão do trânsito.
• Oficina de elaboração de programas educativos a serem desenvolvidos junto aos alunos.
• Seminários de apresentação do Pré-Projeto de Programas de educação para o trânsito elaborado pelos alunos.
• Metodologia, processos educativos, avaliação e possibilidades da educação para o trânsito.
• O papel da educação para o trânsito nas políticas públicas.
• Educação para o trânsito: difusão de práticas educativas e gestão de conflitos no trânsito.
• Fundamentos da educação para o trânsito: estudo da trajetória da educação para o trânsito e suas bases político-filosóficas e científicas
• Análise de documentos e convenções que fundamentam as políticas públicas formal de educação para o trânsito.
• Análise de documentos e convenções que fundamentam as políticas pública não formal de educação para o trânsito.
• Análise de Programa de Educação para o trânsito na esfera municipal
• Análise de Programa de Educação para o trânsito na esfera estadual.
• Análise de Programa de Educação para o trânsito na esfera federal.
• Seminário de apresentação do Projeto de educação para o trânsito a ser aplicado no município pelos alunos.
• Apresentar a Educação para o Trânsito nos processos de gestão do trânsito.
• Oficina de elaboração de programas educativos a serem desenvolvidos junto aos alunos.
• Seminários de apresentação do Pré-Projeto de Programas de educação para o trânsito elaborado pelos alunos.
• Metodologia, processos educativos, avaliação e possibilidades da educação para o trânsito.
• O papel da educação para o trânsito nas políticas públicas.
• Educação para o trânsito: difusão de práticas educativas e gestão de conflitos no trânsito.
• Fundamentos da educação para o trânsito: estudo da trajetória da educação para o trânsito e suas bases político-filosóficas e científicas
• Análise de documentos e convenções que fundamentam as políticas públicas formal de educação para o trânsito.
• Análise de documentos e convenções que fundamentam as políticas pública não formal de educação para o trânsito.
• Análise de Programa de Educação para o trânsito na esfera municipal
• Análise de Programa de Educação para o trânsito na esfera estadual.
• Análise de Programa de Educação para o trânsito na esfera federal.
• Seminário de apresentação do Projeto de educação para o trânsito a ser aplicado no município pelos alunos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARAÚJO, Julieta. Educação de trânsito na escola. 1. ed. Florianópolis: D.N.E.R. - 16º Distrito Rodoviário Federal, 1977.
- CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil. 20 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1998.
Bibliografia Complementar:
- CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área do saber. In: Revista Brasileira de Educação – ANPEd. V.11, n.31, 2006
- LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: Inter-Relações com os Conhecimentos Científicos e Cotidianos. Revista Contexto & Educação. UNIJUÍ, V. 11, n° 45, p. 95-112, 1997a.
- RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, 2000.