Nome da Atividade
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CÓDIGO
21000053
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Origem e fundamentos teóricos e as técnicas de planejamento estratégico das empresas do ramo de transporte e logística; tomada de decisão. Análise de Cenários. Vantagens e estratégias competitivas. Formulação de Estratégias Empresariais e Processo de planejamento e orçamento de empresas.
Objetivos
Objetivo Geral:
BÁSICOSFormular estratégias e implementar planos em diversas áreas organizacionais com ênfase nos departamentos de logística e transporte.
ESPECÍFICOS
Descrever e discutir com os participantes a metodologia de elaboração, implementação e controle do processo estratégico, na Perspectiva psicossocial considerando os fatores de impacto no PE tais como relações de poder; capacitação e aprendizagem; comunicação; mudança no cenário e limites teóricos metodológicos do Planejamento Estratégico.
Conteúdo Programático
- Conceitos básicos;
- Origem e fundamentos;
- Planejamento;
- Estratégia;
- Visão, missão, valores, filosofia;
- Cenários ambientais;
- Vantagem competitiva;
- Processo organizacional;
- Matriz slack;
- Matriz ambiental;
- Matriz SWOT com escore;
- BSC;
- Controle.
- Origem e fundamentos;
- Planejamento;
- Estratégia;
- Visão, missão, valores, filosofia;
- Cenários ambientais;
- Vantagem competitiva;
- Processo organizacional;
- Matriz slack;
- Matriz ambiental;
- Matriz SWOT com escore;
- BSC;
- Controle.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- OLIVEIRA, Djalma. Planejamento Estratégico; Rebouças. São Paulo, Atlas, 2007.
Bibliografia Complementar:
- CHURCHILL, Jr., Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing, Criando valor para os clientes. São Paulo, Saraiva, 2000.
- KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo, Prentice Hall, 2006.
- CASAS, Alexandre. Marketing – Conceitos, Exercícios. São Paulo, Atlas, 2009.
- HOOLEY, G.; SAUNDERS, J. Posicionamento Competitivo. São Paulo, Atlas 2006
- KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo, Atlas, 2000.