Nome da Atividade
EMPREENDEDORISMO E MARKETING SOCIOAMBIENTAL
CÓDIGO
21000211
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Empreendedorismo. Criatividade, inovação e competitividade. Plano de Negócios. Conceitos básicos de marketing. Planejamento de marketing. Análise e pesquisa de mercado. Marketing social, Marketing ambiental. Marca ecológica e marketing verde.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVOS GERAL:
Abordar o marketing a partir de uma perspectiva ambiental destacando o seu papel crucial como facilitador da comunicação e acesso de consumidores a bens e serviços. Busca, portanto, oferecer uma visão geral sobre o empreendedorismo e marketing ambiental, bem como suas aplicações práticas, tornando claras as estruturas que regem o funcionamento do mercado e suas práticas relacionadas a consumo, produto, preço, promoção e localização. Busca, ainda, capacitar e estimular o futuro gestor ambiental ao empreendedorismo, destacando o papel do empreendedor na criação de novos negócios e sua relação com a inovação e competitividade nas organizações.

ESPECÍFICOS:
Especificamente, buscar-se-á: 1. Demonstrar a gravidade da crise ambiental e seus reflexos sobre as organizações, bem como discutir as relações entre sociedade de consumo e o consumidor ecológico, a sustentabilidade e o marketing; 2. Discutir o papel do empreendedor na criação de novos negócios e sua relação com a inovação, criatividade e competitividade nas organizações; 5. Apresentar a estrutura e formas de apresentação de um plano de negócios.3. Apresentar a evolução do conceito de marketing ambiental e suas características, bem como destacar os aspectos teóricos envolvendo o marketing social, o marketing ambiental e o marketing pessoal; 4. Apresentar o composto mercadológico, abordando em profundidade as temáticas relacionadas ao produto ecológico, o preço dos produtos ecológicos, distribuição e comunicação no marketing ecológico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
  • LAS CASAS, A.L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2011.
  • MENDES, J. Manual do empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier: Sebrae, 2008. CIBETTI, D. Marketing pessoal. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
  • DIAS, R. Marketing ambiental: Ética, Responsabilidade Social e Competitividade nos Negócios. São Paulo:Atlas, 2012.
  • MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. XIII, 240 p. ISBN 9788576058762.
  • MENDES, Jerônimo. Empreendedorismo 360º a prática na prática. 3. Rio de Janeiro Atlas 2017 1 recurso online ISBN 9788597012422.
  • AFFONSO, Ligia Maria Fonseca. Empreendedorismo. Porto Alegre SAGAH 2019 1 recurso online ISBN 9788595028326

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO Gestão Ambiental (Bacharelado)

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