Nome da Atividade
PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
21000220
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A Educação Ambiental como agente de ação e intervenção na sociedade. Elaboração de oficinas, intervenções e atividades gerais em Educação Ambiental.
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVOSGERAL:
Compreender a essência da Educação Ambiental de modo prático, através da imersão em atividades criativas / reflexivas / construtivas, aprofundando as reflexões e temas abordados na disciplina de Fundamentos de Educação Ambiental.
ESPECÍFICOS:
Desenvolver a criatividade e o repertório de ferramentas educativas dos alunos. Proporcionar o contato dos alunos com diferentes realidades socioambientais. Instigar os alunos à intervirem em realidades ambientais desfavoráveis.
Desenvolver ações de Educação Ambiental.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 7. ed. São Paulo: Gaia, 2001. 551p.
- GUIMARÃES, M. A formação dos educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
- REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. 107 p.
Bibliografia Complementar:
- CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2014. 255 p.
- GODECKE, M. V.; MAURÍCIO, G. N. Guia para planos ambientais municipais. Pelotas: Editora Santa Cruz, 2015. 195 p.
- LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2006.
- LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
- PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina: E. Rodrigues, 2001. 328 p.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Gestão Ambiental (Bacharelado) |