Nome da Atividade
PRODUÇÃO TEXTUAL
CÓDIGO
21000288
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Componente curricular que aborda os tópicos de compreensão e interpretação de textos, gêneros textuais, coesão e coerência, textos informativos e argumentativos, estratégias de leitura e de produção textual, na forma de revisão de conceitos prévios por atividades extraclasse, atividades práticas de redução de informação, produção e reescrita de textos, com objetivo de instrumentar o estudante nas suas capacidades de produzir texto, interpretando textos técnicos e científicos na área do curso, editando textos com gramática correta e apresentando textos de forma argumentativa.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar ao estudante a instrumentalização básica para aprimorar suas capacidades de produzir e interpretar textos técnicos e científicos na área do curso.Conteúdo Programático
0.
Revisão de conceitos da língua portuguesa (compreensão e interpretação de textos; expressão da ideia de forma escrita; fatores de textualidade: gêneros textuais, coesão e coerência; identificação e aplicação de estratégias de leitura e de produção textual; níveis e funções de linguagem e interpretação de texto);
1.
Fatores de textualidade: coesão e coerência;
2.
Tipologia textual;
3.
Construção do parágrafo;
4.
Práticas de redução de informação: resumo, resenha, diagramas e tabelas;
5.
Leitura, análise e produção de textos orais e escritos pertinentes à área de formação do aluno;
6.
Identificação e aplicação de estratégias de leitura e de produção textual;
7.
Textos dissertativos;
8.
Compreensão e interpretação de textos;
9.
Prática de produção e reescrita de textos informativos e argumentativos pertinentes à área de formação de alunos;
10.
Níveis e funções de linguagem;
11.
Revisão textual e gramatical: significado das palavras de acordo com o contexto.
Revisão de conceitos da língua portuguesa (compreensão e interpretação de textos; expressão da ideia de forma escrita; fatores de textualidade: gêneros textuais, coesão e coerência; identificação e aplicação de estratégias de leitura e de produção textual; níveis e funções de linguagem e interpretação de texto);
1.
Fatores de textualidade: coesão e coerência;
2.
Tipologia textual;
3.
Construção do parágrafo;
4.
Práticas de redução de informação: resumo, resenha, diagramas e tabelas;
5.
Leitura, análise e produção de textos orais e escritos pertinentes à área de formação do aluno;
6.
Identificação e aplicação de estratégias de leitura e de produção textual;
7.
Textos dissertativos;
8.
Compreensão e interpretação de textos;
9.
Prática de produção e reescrita de textos informativos e argumentativos pertinentes à área de formação de alunos;
10.
Níveis e funções de linguagem;
11.
Revisão textual e gramatical: significado das palavras de acordo com o contexto.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRADE, M. M.; HENRIQUES, A. Língua portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
- CORREA, Vanessa Loureiro. Leitura e produção de texto. 1. ed. Curitiba: IESDE, 2007.
- MOYSÉS, C. A. Língua portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
Bibliografia Complementar:
- KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011.
- MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
- PERINI, M. Gramática do Português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.
- TERCIOTTI, S.H. Português na prática: para cursos de graduação e concursos públicos. São Paulo: Saraiva, 2011.
- HENTGES, Carina da Silva de Lima; MAGNUS, Daniel; OLIVEIRA, Lucy Anne Rodrigues de; BRESOLIN, Marcelo; GUIMARÃES, Nídila Cristina Alonso da Silva; SEMENSATTO, Simone; FRANTZ, Valéria Lucas. Manual para publicação de trabalhos acadêmicos e científicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UERGS, 2018. 106 p. ISBN 9788560231409.