Nome da Atividade
FERRAMENTAS DE CAD PARA CIRCUITOS INTEGRADOS
CÓDIGO
22000680
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Introdução às ferramentas de auxílio ao projeto de Circuitos Integrados. Conceitos, evolução e tendências dos Circuitos Integrados. Metodologias de projeto de Circuitos Integrados. Algoritmos para CAD. Simuladores e estimadores. Automatização do projeto eletrônico. Ferramentas de CAD eletrônico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer os conceitos básicos sobre as diversas ferramentas de CAD para o projeto de circuitos integrados, bem como fornecer subsídios para que o aluno possa projetar e desenvolver ferramentas de auxílio ao projeto do hardware digital.

Conteúdo Programático

Metodologias de projeto para circuitos integrados e visão geral sobre as diversas ferramentas de CAD; Algoritmos e estruturas de dados relevantes ao tema: Revisão sobre a teoria dos grafos e a complexidade de algoritmos; Problemas tratáveis e intratáveis; Métodos de propósito geral para otimização combinatória; Algoritmos aplicados as diversas etapas do projeto de circuitos integrados: Compactação de leiaute; Posicionamento e particionamento; Foorplaning; Roteamento; Simulação; Síntese lógica e verificação; Síntese de alto nível.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Gerez, S. H. Algorithms for VLSI Design Automation. John Wiley & Sons, 1999.
  • Rabaey, J.; Chandrakasan, A.; Nikolic, B. Digital Integrated Circuits: A Design Perspective. 2nd ed. Prentice Hall, 2002.
  • Weste, N.; Eshraghian, K. CMOS VLSI Design: A Circuits and Systems Perspective. 3rd ed. Addison-Wesley, 2004.
  • Reis, R. A. L. Concepção de Circuitos Integrados. 2ª ed. Bookman, 2009.
  • Cormen, T.H.; Leiserson, C.E.; Rivest, R.L. Algoritmos: Teoria e Prática. 2ª edição. Campus, 2002.
  • Uyemura, John P. CMOS Logic Circuit Design. Kluwer Academic Publishers, February 1999.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FERRAMENTAS DE CAD PARA CIRCUITOS INTEGRADOS Computação (Mestrado acadêmico)
FERRAMENTAS DE CAD PARA CIRCUITOS INTEGRADOS Computação (Doutorado)

Página gerada em 14/09/2025 04:13:37 (consulta levou 0.150584s)