Nome da Atividade
GESTÃO DA INOVAÇÃO
CÓDIGO
23000057
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos de inovação. Importância da inovação para as organizações. O ciclo de vida da tecnologia (curva S). Fontes de inovação na empresa. Inovação e estratégia competitiva. Inovações organizacionais e o processo de inovação tecnológica. Tecnologia e crescimento econômico. Ambientes de inovação: incubadoras, startups, parques tecnológicos e empresas juniores. Implicações da inovação na estrutura da empresa. Políticas e programas públicos de apoio à inovação. Financiamento à inovação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar, ao aluno, um entendimento conceitual sobre os significados da inovação em suas múltiplas dimensões (social, econômica, estratégica, ambiental) e suas implicações para as empresas e para a economia. Fornecer elementos que lhe permitam identificar as oportunidades, os limites e as ameaças do posicionamento da empresa e contribuir para o desenho de sua estratégia de inovação, alinhada à estratégia corporativa e competitiva.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BESSANT, J.; TIDD, J.; Pavitt, E R. Gestão da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • BIRKINSHAW, Julian. 25 ferramentas de gestão: Um guia sobre os conceitos mais importantes ensinados nos melhores MBAs do mundo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. (Recurso On-line)
  • TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão de conhecimento. 3. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2019. ISBN 9788595150812. (Recurso On-line)

Bibliografia Complementar:

  • FIGUEIREDO, Paulo N. Gestão da inovação: conceitos, métricas e experiências de empresas no Brasil. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2015. ISBN 978-85-216-2920-7. (Recurso On-line)
  • CHRISTENSEN, Clayton M.; WHEELWRIGHT, Steven C.; BURGELMAN, Robert A. Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação: Conceitos e soluções. São Paulo: McGraw Hill, 2012.
  • IRELAND, R. D.; HOSKINSSON, R. E.; HITT, M. A. A Administração estratégica. São Paulo: Cengage, 2015.
  • FUNDAÇÃO DOM CABRAL. Ranking das multinacionais brasileiras 2016. Belo Horizonte: FDC
  • TIGRE, P.B. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Página gerada em 21/12/2024 22:58:25 (consulta levou 0,067638s)