Nome da Atividade
DESIGN DE SERVIÇOS
CÓDIGO
23000157
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Setor de serviços e o desenvolvimento social e econômico; Projetos de sistema produto-serviço (PSS); Ferramentas de design de serviços; Cultura organizacional, inovação e gestão da mudança.
Objetivos
Objetivo Geral:
Prover conhecimento sobre conceitos, implicações, projetos e ferramentas do Design de Serviços nas organizações.Conteúdo Programático
Setor de serviços e o desenvolvimento social e econômico.
Projetos de sistema produto-serviço (PSS).
Ferramentas de design de serviços.
Cultura organizacional, inovação e gestão da mudança.
Projetos de sistema produto-serviço (PSS).
Ferramentas de design de serviços.
Cultura organizacional, inovação e gestão da mudança.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- STICKDORN, Marc. Isto é design thinking de serviços fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre Bookman 2014 1 recurso online ISBN 9788582602188. ECOVISÕES projetuais pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo Blucher 2017 1 recurso online ISBN 9788580392661. AGUIAR, VICTOR R. L. Atendimento ao cliente: novos cenários, velhos desafios. Blumenau: Nova Letra, 2014.
Bibliografia Complementar:
- MORITZ, Stefan. Service Design: Practical acess to an envolving field. London, 2005 VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2008.