Nome da Atividade
INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA E ANÁLISE DE DADOS
CÓDIGO
23000164
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Entender a análise de dados para que se estabeleça relações e conexões, de forma a gerar inteligência para a organização. Desenvolver estratégias para cenários futuros, que possibilitem a tomada de decisão de negócios. Processo e estrutura da Inteligência competitiva. Ferramentas e funcionalidades para análise de dados.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar os alunos na análise de dados para gerar inteligência estratégica, desenvolvendo habilidades para elaborar cenários futuros e tomar decisões de negócios informadas, explorando o processo, estrutura e ferramentas da inteligência competitiva.Conteúdo Programático
Análise de dados e inteligência estratégica. (4h)
Estratégias para cenários futuros para a tomada de decisão de negócios. (4h)
Processo e estrutura da inteligência competitiva. (4h)
Ferramentas e funcionalidades para análise de dados. (5h)
Estratégias para cenários futuros para a tomada de decisão de negócios. (4h)
Processo e estrutura da inteligência competitiva. (4h)
Ferramentas e funcionalidades para análise de dados. (5h)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- REZENDE, Denis Alcides. Inteligência organizacional como modelo de gestão em organizações privadas e públicas guia para projetos de Organizational Business Intelligence - OBI. São Paulo Atlas 2015 1 recurso online ISBN 9788597001440. AKABANE, Getulio K. Gestão estratégica das tecnologias cognitivas conceitos, metodologias e aplicações. São Paulo Erica 2018 1 recurso online ISBN 9788536530000. SHARDA, Ramesh. Business intelligence e análise de dados para gestão do negócio. 4. Porto Alegre Bookman 2019 1 recurso online ISBN 9788582605202
Bibliografia Complementar:
- SILBERSCHATZ, Abraham. Sistema de banco de dados. 7. Rio de Janeiro GEN LTC 2020 1 recurso online ISBN 9788595157552. DATA mining. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556900292. DAVENPORT, Thomas H. Competição analítica vencendo através da nova ciência. Rio de Janeiro Alta Books 2018 1 recurso online ISBN 9786555200454. INTRODUÇÃO a big data e internet das coisas (IOT). Porto Alegre SAGAH 2018 1 recurso online ISBN 9788595027640.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2024 / 2 | 30 | 25 |
MBA Inovação,Tecnologia e Gestão de Novos Negócios (Especialização) |
ANA PAULA LEMOS CENTENO Professor responsável pela turma |