Nome da Atividade
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
CÓDIGO
23000168
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A internacionalização de empresas: histórico e conceitos; principais teorias de internacionalização de empresas; estratégia internacional. Investimento estrangeiro direto e investimento direto no estrangeiro; comércio internacional e balanço de pagamentos; blocos econômicos. Estratégia global e estratégia a nível de negócios; modos de entrada no mercado internacional. Riscos e vantagens da atuação internacional. Compartilhamento de conhecimento e inovação em empresas multinacionais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar os alunos sobre a internacionalização de empresas, abordando histórico, conceitos, teorias principais, estratégias e modos de entrada no mercado internacional, além de discutir investimento estrangeiro direto, comércio internacional, blocos econômicos, riscos e vantagens da atuação global, e o papel da inovação e compartilhamento de conhecimento em empresas multinacionais.

Conteúdo Programático

A internacionalização de empresas: histórico e conceitos; principais teorias de internacionalização de empresas; estratégia internacional. (4h)

Investimento estrangeiro direto e investimento direto no estrangeiro; comércio internacional e balanço de pagamentos; blocos econômicos. (4h)

Estratégia global e estratégia a nível de negócios. (4h)

Modos de entrada no mercado internacional. Riscos e vantagens da atuação internacional. Compartilhamento de
conhecimento e inovação em empresas multinacionais. (5h)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORGES JUNIOR, D., MUNTASER, J., PEREIRA, V., REZENDE, C., & TIZZIOTTI, C. Internationalization speed and Brazilian companies performance. Revista de Administração da UFSM, 13(2), 408-423, 2020. IRELAND, R. D.; HOSKINSSON, R. E. and HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Cengage, 2015. FUNDAÇÃO DOM CABRAL. Ranking das multinacionais brasileiras 2016. Belo Horizonte: FDC, 2016.

Bibliografia Complementar:

  • KOVACS et al. Redefinindo conceitos: um ensaio teórico sobre os conceitos-chave das teorias de internacionalização. São Paulo: Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 14, n. especial, p. 17-29, 2007. MINERVINI, Nicola. O exportador construindo o seu projeto de internacionalização. 7. São Paulo Grupo Almedina 2019 1 recurso online ISBN 9788562937200. MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos. Estratégias e processos de internacionalização, v. 6. São Paulo Grupo Almedina 2017 1 recurso online (Biblioteca do gestor 6). ISBN 9789896942298. IDENTIFICAÇÃO e análise de oportunidades nacionais e internacionais. Porto Alegre SAGAH 2020 1 recurso online (Administração). ISBN 9786556900926.

Página gerada em 21/12/2024 12:11:05 (consulta levou 0,062569s)