Nome da Atividade
GESTÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS
CÓDIGO
23000184
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EAD
1

Ementa

Os serviços: conceito, significado e diferenciações. Os tipos de serviços turísticos e os possíveis mercados. O papel dos serviços turísticos na economia. As operações de serviços: oferta e demanda. Serviço de classe mundial: a qualidade e melhoria dos serviços turísticos. O projeto das empresas de serviços em turismo.

Objetivos

Objetivo Geral:

O componente curricular busca uma visão global acerca do setor de serviços e das diferenças nas operações e no mercado de serviços turísticos, bem como de seu gerenciamento e planejamento. 
Conhecer os principais serviços turísticos;
Compreender o papel dos serviços turísticos no desenvolvimento econômico;
Entender sobre as operações de serviços turísticos;
Contextualizar e refletir sobre a importância e qualidade dos serviços turísticos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FITZSIMMONS, James A; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 583 p. ISBN 9788577807451. 658.5 F562a 6.ed. (BCP)
  • LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2009. 416 p. ISBN 9788502032781. 658.8 L911s (BCP)
  • SILVA, Fernando Brasil da. A psicologia dos serviços em turismo e hotelaria: entender o cliente e atender com eficácia. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2014. Recurso online ISBN 9788522116232.

Bibliografia Complementar:

  • ACERENZA, M. A. Administração do turismo: planejamento e direção. v. 2. Bauru, SP: EDUSC, 2003. 2 v. (Coleção Turis) ISBN 9788574601052 338.4791 A173a (BCP)
  • MONDO, T. S.; SOARES, M. H. A. .; LEITE, F. C. de L. .; TONERA, R. Análise da qualidade de serviços turísticos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Florianópolis, utilizando o TOURQUAL. Revista Turismo em Análise, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 477-498, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i3p477-498. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176703. Acesso em: 29 ago. 2022.
  • PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. 6. ed. São Paulo: Futura, 2002. 381 p. 338.4791 P497t 6.ed. (BCS) (BCP)
  • SANTOS, C. H. Organizações e turismo. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. 219 p.: il. (Turismo). ISBN 9788570612915. 338.4791 O78 (BCP)
  • TAVARES, M. C. Gestão estratégica. 3. ed. São Paulo: Altas, 2010. (livro eletrônico). Recurso online ISBN 9788522469833.
  • TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo e qualidade: tendências contemporâneas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000. 120 p. (Coleção Turismo). ISBN 8530801938. 338.4791 T828t 6.ed. (BCP)

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
GESTÃO DE SERVIÇOS Turismo (Bacharelado - Noturno)

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