Nome da Atividade
EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO E TURISMO
CÓDIGO
23000238
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EAD
1
Ementa
Patrimônio cultural e educação patrimonial - conhecer, entender, distinguir, valorizar e proteger. A construção de políticas públicas através de ações estratégicas de caráter formal e não formal de educação patrimonial - significando objetos, lugares, práticas, acontecimentos e outros.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover reflexões concebidas como uma das condições necessárias para a preservação do patrimônio no âmbito local, nacional e internacional, desde sua compreensão conceitual de forma a oportunizar aos acadêmicos conhecimentos sobre a educação patrimonial como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo através de um novo olhar sobre o mundo que nos rodeia, valorizando-o em sua diversidade e pluralidade.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CERQUEIRA, Fábio Vergara; MICHELON, Francisca Ferreira; FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi (Org.). Educação para o patrimônio em estudos interdisciplinares. Pelotas: Ed. Universitária da UFPel, 2009. 1 CD-ROM. Classificação: CD0269
- CUNHA, Roberta Caiado, et al. Educação patrimonial: patrimônio cultural, cidadania e educação. Disponível em: https://docplayer.com.br/13099602-Educacao- patrimonial-patrimonio-cultural-cidadania-e-educacao.html
- HORTA, Maria de Lourdes; GRUNGERB, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. Disponível em: https://docplayer.com.br/6599978-Guia-basico-da-educacao-patrimonial-maria-de-lourdes-parreiras-horta-evelina-grunberg-adriane-queiroz-monteiro-museu-imperial-deprom-iphan-minc.html
Bibliografia Complementar:
- ATAÍDES, Jézuz Marco de; MACHADO, Laís Aparecida; SOUZA, Marcos André Torres de. Cuidando do patrimônio cultural. Goiânia: Ed. UCG, 1997. 35 p. (Educação patrimonial) Classificação: F363.69 A862c
- CERQUEIRA, Fábio Vergara et al. (Org.). Educação patrimonial: perspectivas multidisciplinares. Pelotas: Programa de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ UFPel; Instituto de Memória e Patrimônio, 2008. Classificação: 370.115 E24
- IPHAN/Ceduc/Minc. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2ª Edição. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducacaoPatrimonial_m.pdf
- QUEIROZ, Noemia Nascimento. A Educação Patrimonial como Instrumento de Cidadania. In: Revista Museu. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEPraticas_ct1_m.pdf
- OOSTERBEEK, Luiz et al. Gestão integrada do patrimônio cultural: humanidades, sociedade e ambiente. Pelotas: Ed. UFPel, 2020. 273 p. ISBN 9786586440454.