Nome da Atividade
EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS SURDOS EM EDUCAÇÃO
CÓDIGO
99980017
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina tem por foco a discussão das contribuições dos Estudos Surdos como campo epistemológico
para pesquisas na área da educação de surdos, balizadas em debates contemporâneos, com ênfase nos
espaços escolares, produtores de práticas bilíngues e interculturais. Partindo das especificidades
linguísticas e culturais das pessoas surdas, compreende as potencialidades da educação bilíngue nas
interfaces com a experiência visual e as tecnologias analógicas e digitais na organização de propostas
educativas.
para pesquisas na área da educação de surdos, balizadas em debates contemporâneos, com ênfase nos
espaços escolares, produtores de práticas bilíngues e interculturais. Partindo das especificidades
linguísticas e culturais das pessoas surdas, compreende as potencialidades da educação bilíngue nas
interfaces com a experiência visual e as tecnologias analógicas e digitais na organização de propostas
educativas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Fundamentos epistemológicos dos Estudos SurdosExperiência Visual e Letramento Visual
Tecnologias Analógicas e Digitais na Educação de surdos
Neurociência e a visualidade
Seminários: Pesquisas em estudos surdos
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COELHO, Orquídea; KLEIN, Madalena (orgs). Cartografias da surdez: comunidades, KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena, LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. Cultura Surda LADD, Paddy. Em busca da surdidade I. (Tradução Mariana Martini). Lisboa/PT: BOALER, J. Mentalidades Matemáticas na sala de aula: estimulando o potencial dos BOALER, J. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem BOALER, J.; MUNSON, J.; WILLIAMS, C. Mentalidades Matemáticas na sala de aula: BOALER, J.; CHEN, L.; WILLIAMS, C.; CORDERO, M. VER PARA ENTENDER: A BOALER, J. Mente sem barreiras: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de GRÜTZMANN, T. P.; ALVES, R. da S.; LEBEDEFF, T. B. A pedagogia visual na educação LEBEDEFF, T.B. LEBEDEFF, T. B. (Org.). Letramento visual e surdez. Rio de Janeiro: LEBEDEFF, T. B.; GRÜTZMANN, T. P. Visualidade na educação: reflexões sobre sua