Nome da Atividade
SEMINÁRIO AVANÇADO: MÍDIAS, CULTURAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
CÓDIGO
D000512
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo sobre as mídias e suas interferências nas transformações da cultura contemporânea e nos processos de aprendizagem.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
I - Cultura Mundo
1.2 Instituição escolar: como as mídias digitais entram na escola?
1.3 Mídias e aprendizagem: efeitos dos dispositivos midiáticos nos modos de aprender
II – Sociedade Contemporânea: buscando encontros possíveis
III – Psicologia da Educação Virtual
3.1 Ensinar e aprender com as mídias
3.2 Polegarzinha: outra possibilidade de escrita, produção de conhecimentos e aprendizagens?
1.2 Instituição escolar: como as mídias digitais entram na escola?
1.3 Mídias e aprendizagem: efeitos dos dispositivos midiáticos nos modos de aprender
II – Sociedade Contemporânea: buscando encontros possíveis
III – Psicologia da Educação Virtual
3.1 Ensinar e aprender com as mídias
3.2 Polegarzinha: outra possibilidade de escrita, produção de conhecimentos e aprendizagens?
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LYPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A cultura mundo: resposta a uma sociedade desorientada.São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
- SIBÍLIA, Paula. Redes ou paredes a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Bibliografia Complementar:
- AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios.Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Ed. Argos, Chapecó, 2009.
- COLL, César & MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da Educação Virtual – Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2008
- COSTA, Rogério da. A cultura Digital. 3 Ed. São Paulo. Publifolha, 2008.
- LYPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A cultura mundo: resposta a uma sociedade desorientada.São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
- MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
- SERRES, Michel. Polegarzinha – uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
- Sibília, Paula. Redes ou paredes a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
- AUTON, Henrique (Org) WEB 2.0 – Participação e vigilância na era da comunicação distribuída.Rio de Janeiro, MauadX, 2008.
- CASTELLS, Manuel A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2003.
- CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2. ed. v. 1. São Paulo: Paz e Terra. 1999.
- DI FELICE, Massimo (Org). Do público para as redes – A comunicação e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul, Editora Difusão, 2008.
- IMBERNÓN, Francisco (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- KURAMOTO, Helio; MARCONES, Carlos H.; TOUTAIN, Brandão (ORG.). Bibliotecas Digitais: Saberes e Praticas. Salvador: EDUFBA; Brasília/DF: IBICT, 2007.
- LEÃO, Lúcia (org). Derivas: Cartografias do ciberespaço. Editora Annablume.Pinheiros, 2004.
- LEÃO, Lúcia (org). Interlab – Labirintos do Pensamento Contemporâneo. São Paulo, Iluminuras, 2002.
- LEÃO, Lúcia. Interlab –O Labirinto da Hipermídia – Arquitetura e navegação no ciberespaço. 3 Ed. São Paulo, Iluminuras, 2005.
- LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
- LÉVY, Pierre As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1997. 203 p.
- LÉVY, Pierre Inteligência Coletiva - Por uma Antropologia do Ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
- LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência - O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
- LÉVY, Pierre; LEMOS, André. Futuro da Internet: em direção a uma Ciberdemocracia Planetária. São Paulo: Ed. Paulus, 2010.
- LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
- LOPES, Cicero Galeno et al. (Org.). Memória e cultura: perspectivas transdisciplinares. Canoas, RS: Salles, 2009.
- MARQUES, Mário Osório. A escola no computador: Linguagens rearticuladas, Educação Outra. 2 ed revisada.Ijui - RS/Brasília - DF, INEP, 2006.
- MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 13. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007.
- Mosé, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro,Civilização Brasileira, 2013.
- OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda; BARRETO, Raquel. G (Org). Pesquisa em educação: métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro, DP&A editora Ltda, 2005.
- PALLOFF, Rena M. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
- PARENTE, André (org). Tramas da Rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004.
- PRIMO, Alex (org). Interações em Rede.Porto Alegre: Sulina, 2013.
- RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
- SIBILIA, Paula. O Show do eu - A intimidade como espetáculo.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
- VEEN,Wim. Homo Zappiens:educando na era digital.Artmed, Porto Alegre,2009.