Nome da Atividade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL,SUJEITOS E IDENTIDADES
CÓDIGO
D000554
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
3
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
0
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Epistemologia, correntes e identidade da educação ambiental; Decolonialidade, direitos humanos e inclusão.

Objetivos

Objetivo Geral:

1. Compreender e exercitar a epistemologia da educação ambiental;
2. Reconhecer as correntes da educação ambiental;
3. Analisar os diferentes aspectos que envolvem a identidade da educação ambiental no cenário brasileiro;
4. Conhecer os ritos e valores que envolvem a decolonialidade na educação ambiental;
5. Relacionar o conhecimento sobre os direitos humanos e a inclusão no cenário da educação ambiental;
6. Compreender a interseccionalidade na educação ambiental e suas implicação nas práticas ambientais;
7. Reconhecer as experiências práticas e os estudos de caso no campo da educação ambiental.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. (2014). As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, 17(1), 23–40. Disponível em https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/# LOUREIRO, C. F. B. (2009). Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação, 8(1), 37–54. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897 LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA. 2004. Disponível em https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/cea/ident_eabras.pdf MACHADO, C. R. S. (Org.); SANTOS, C. F. (Org.). Educação Ambiental e mudanças ambientais globais no Estado do Rio Grande do Sul: subsídios a estudo. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. v. 1. 160p.

Página gerada em 22/11/2024 04:47:47 (consulta levou 0,061430s)