Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EAD III
CÓDIGO
D000798
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina concentrar-se-á em algumas das competências mais importantes para a
prática dos tutores e explorará como estas ajudam os alunos a adquirirem confiança
e conhecimentos, a melhorarem a sua aprendizagem, e a encontrarem maneiras de
resolverem questões de conteúdo, logísticas ou administrativas, que possam
dificultar a sua aprendizagem.
prática dos tutores e explorará como estas ajudam os alunos a adquirirem confiança
e conhecimentos, a melhorarem a sua aprendizagem, e a encontrarem maneiras de
resolverem questões de conteúdo, logísticas ou administrativas, que possam
dificultar a sua aprendizagem.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer as competências mais importantes para a prática dos tutores e discutircomo estas ajudam os alunos a adquirirem confiança e conhecimentos, a
melhorarem a sua aprendizagem, e a encontrarem maneiras de resolverem
questões de conteúdo, logísticas ou administrativas, que possam dificultar a sua
aprendizagem.
Conteúdo Programático
UNIDADE I – Tutor
Descrição
Professor tutor a distância
Professor tutor presencial
UNIDADE II – Papeis do professor tutor
Professor tutor presencial
Papel Técnico
- Acesso
- Organização do uso dos espaços no polo
Papel Pedagógico
- Organização de grupos de estudo
- Responsabilidade pelos momentos presenciais
Professor tutor a distância:
Bases pedagógicas
- Ensino colaborativo
- Presença cognitiva
- Presença de ensino
UNIDADE III – Funções do Professor-Tutor
Professor tutor presencial
- No polo
- No laboratório
Professor tutor a distância
- Reflexão e domínio de conteúdo
- Facilitador de presença social
- Facilitador de presença cognitiva
UNIDADE IV – Responsabilidades do Professor Tutor
Discutir as responsabilidades do professor tutor presencial no ensino e na avaliação;
UNIDADE VI – Avaliação Somativa
Descrição
Professor tutor a distância
Professor tutor presencial
UNIDADE II – Papeis do professor tutor
Professor tutor presencial
Papel Técnico
- Acesso
- Organização do uso dos espaços no polo
Papel Pedagógico
- Organização de grupos de estudo
- Responsabilidade pelos momentos presenciais
Professor tutor a distância:
Bases pedagógicas
- Ensino colaborativo
- Presença cognitiva
- Presença de ensino
UNIDADE III – Funções do Professor-Tutor
Professor tutor presencial
- No polo
- No laboratório
Professor tutor a distância
- Reflexão e domínio de conteúdo
- Facilitador de presença social
- Facilitador de presença cognitiva
UNIDADE IV – Responsabilidades do Professor Tutor
Discutir as responsabilidades do professor tutor presencial no ensino e na avaliação;
UNIDADE VI – Avaliação Somativa
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educ. Pesqui. [online]. 2003, vol.29, n.2 [cited 2009-10-22], pp. 327-340. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517- 97022003000200010&lng=en&nrm=iso . ISSN 1517-9702. doi: 10.1590/S1517 97022003000200010. ANDERSON, T. Teaching in an Online Context. In: Theory and Practice of Online Learning, ed. Terry Anderson e Fathi Elloummi, chapter 11, 273-294, Athabasca University, 2004. Disponível em http://cde.athabascau.ca/online_book/ ANDERSON, T. (Ed.) Theory and Practice of Online Learning – 2ªed., Athabasca University, 2008. Disponível em: http://www.aupress.ca/books/120146/ebook/99Z_Anderson_2008- Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf AZEVEDO, A. B. de e SALTHER, L.(Org.) Orientação didático-pedagógica em cursos a distância. Universidade Metodista de São Paulo/Campus EaD, janeiro 2008. E-book disponível em http://ead.metodista.br/ebook/e-book.pdf CABANAS, M.I.C.; VILARINHO,L.R.G. Educação a distância: Tutor, Professor ou TutorProfessor? Texto disponível na internet em http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesamariainmaculada.pdf CARR, A.M. e CARR, C.S. Integrating Instructional Design in Distance Education, at http://ide.ed.psu.edu/idde/ 2000. ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira. Rede JOVEMPAZ: solidariedade a partir da complexidade. Tese de doutorado, PPGPD, UFRGS, 2004. FALKEMBACH, G.A.M. EaD: nova forma de se fazer educação. 3ª Semana Acadêmica do Centro Tecnológico de Alegrete. 2010. Acessado em http://ead.utfpr.edu.br/evento/apresentacao_tutoria.ppt no dia 07/01/2011. GARRISON, D.R., ARCHER, W. e ANDERSON, T. Critical Thinking, Cognitive Presence, and Computer Conferencing in Distance Education, 2004. GARRISON, D.R. e CLEVELAND-INNES, M. Facilitating Cognitive Presence in Online Learning: Interaction is not Enough. In: The American Journal of Distance Education, 19 (3), 133-148,
- VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 8, p. 211-234, 2008.
Bibliografia Complementar:
- PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Ensaio sobre a teoria dos valores qualitativos – Capitulo 2. Rio de Janeiro: Forense,1973. PRETI, O. Avaliação da aprendizagem em cursos a distância:”Delegando responsabilidade Aos tutores?”, Trabalho apresentado no V Congresso de Ensino Superior a Distancia (ESuD) e 6º Seminário Nacional de EAD (SENAED) , em Gramado – RS, 22-25/04/08; e no III Congresso de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, em 27/05/08 (áudio - conferencia), com o titulo “Tutores como avaliadores de aprendizagem: conflitos e polemicas”, 2008. Acessado em http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/avaliacao_aprendizagem.pdf no dia 12/01/2011.
- VICTORINO, A.L.Q. e HAGUENAUER, C.J. Avaliação em EaD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem no programa de capacitação para a qualidade da CPPE/UFRJ, acessado em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/159-TC-D3.htm no dia 09/02/2011 às 13h30.