Nome da Atividade
ANTROPOLOGIA DO CONSUMO
CÓDIGO
D000914
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo de teorias e abordagens pertinentes à prática da investigação antropológica dos fenômenos socioculturais relacionados ao consumo. Introdução à antropologia dos objetos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Realizar estudo de teorias e abordagens pertinentes à prática da investigação antropológica dos fenômenos socioculturais relacionados ao consumo. Introdução à antropologia dos objetos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Rio de Janeiro: Eduff, 2008.
- BARBOSA, Livia; CAMPBELL, Colin (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006.
- CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
- DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.
- LEITÃO, Débora et al. (Org.). Antropologia e Consumo. Diálogos entre Brasil e Argentina. Porto Alegre: AGE, 2006.
- LIMA, Diana Nogueira de Oliveira. Consumo: uma perspectiva antropológica. Petrópolis: Vozes, 2010.
- PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2010.
- ROCHA, Everardo. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.