Nome da Atividade
ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL II
CÓDIGO
0108011
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Base conceitual e metodológica da pesquisa experimental; planejamento de experimentos; planejamento de experimentos com delineamentos simples e com parcelas divididas; análise estatística de experimentos: análise da variação; procedimentos para discriminação da variação atribuível a fatores experimentais; análise de regressão linear; análise de covariação; análise de experimentos de ampla abrangência.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
Habilitar o futuro pesquisador para a compreensão da metodologia estatística para o planejamento de pesquisa científica e a análise e interpretação de seus resultados.

Específicos
Fundamentação estatística para o estudo de outras disciplinas e a execução e análise de dados de pesquisas do programa de pós-graduação.

Conteúdo Programático

1. Introdução: Ciência, Método Científico e Estatística.

1.1 Caracterização da ciência e do método científico; estratégia e tática científica; objetivos e alcance da ciência; bases da ciência.

1.2. Pesquisa científica: conceitos importantes; conceitos básicos; observação e raciocínio; estágios de uma pesquisa; objetivos da pesquisa; estatística na pesquisa científica.

1.3. Métodos de pesquisa científica: métodos de pesquisa exploratória e pesquisa descritiva; relações de características; controle da amostra; métodos de pesquisa explicativa.

2. Planejamento de Experimentos.

2.1. Pesquisa experimental: revisão histórica; processo do experimento; protocolo de experimento; organização e orientação do trabalho experimental; a Estatística na pesquisa experimental.

2.2 Conceitos importantes: fator experimental e condição experimental; material experimental; unidade experimental; controle experimental; fator de unidade; erro experimental.

2.3. Planejamento do experimento e delineamento experimental; requisitos do plano do experimento; princípios básicos do delineamento do experimento.

2.4. Planejamento da resposta: escolha das características respostas; escalas de medida; processo de mensuração; precisão e exatidão de um processo de mensuração; estrutura da variável resposta.

2.5. Planejamento das condições experimentais: classificação dos fatores experimentais quanto à escala de medida e à seleção dos níveis para a amostra; escolha dos fatores experimentais e de seus respectivos níveis; escolha das combinações de níveis e de tratamentos adicionais; estruturas de relações de fatores e suas representações.

2.6. Planejamento das características estranhas e do controle experimental: controle de técnicas experimentais; controle local; controle estatístico; casualização; estruturas das unidades; experimentos de abrangência restrita: estruturas de observações simples, múltiplas e repetidas; experimentos de abrangência ampla.

2.7. Delineamento do experimento: delineamentos para estruturas de condições experimentais unifatoriais; delineamento completamente casualizado e em blocos casualizados completos e incompletos: características; usos; vantagens e desvantagens; casualização; fontes de variação; modelo estatístico.

2.8. Delineamentos para estruturas de condições experimentais fatoriais: delineamentos com uma e mais de uma formação de unidades experimentais; parcelas divididas; blocos incompletos com confundimento; experimentos de abrangência ampla; fontes de variação; modelo estatístico.

3. Análise Estatística de Experimentos.

3.1. Estruturas de experimentos com um fator experimental e unidades sem agrupamentos e com agrupamentos simples de unidades experimentais: Estimação dos parâmetros; análise da variação; testes de hipóteses; teste F.

3.2. Estruturas de experimentos com um fator experimental e unidades com agrupamento duplo ortogonal: Estimação dos parâmetros; análise da variação; testes de hipóteses; teste F.

3.3. Estruturas de experimentos com dois ou mais fatores experimentais sem agrupamento e com agrupamentos simples: Estimação dos parâmetros; análise da variação; testes de hipóteses; teste F.

3.4. Estruturas de experimentos com dois ou mais fatores experimentais e com mais de uma formação de unidades experimentais: Estimação dos parâmetros; análise da variação; testes de hipóteses; teste F.

3.5. Procedimentos para discriminação da variação atribuível a fatores experimentais: fator qualitativo estruturado - decomposição em componentes ortogonais; fator quantitativo – decomposição em componentes polinomiais ortogonais; fator qualitativo específico não estruturado - comparações pareadas de médias de tratamentos; fator misto; comparações com um tratamento controle.

3.6. Violações das pressuposições do modelo estatístico; suas consequências e remédios. Transformação de dados.

4. Análise de Regressão e de Correlação Linear.

4.1. Regressão e correlação linear simples: Conceitos; usos; modelo estatístico; estimação de parâmetros; testes de hipóteses; predição.

4.2. Regressão curvilínea; regressão polinomial.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COCHRAN, W.G.; COX, G.M. Experimental Design. 2. ed. New York: John Wiley, 1957. 617p.
  • CORRÊA DA SILVA, J.G. Estatística Experimental: Planejamento de Experimentos. Pelotas: Departamento de Matemática e Estatística - UFPEL, 2005. 395p.
  • CORRÊA DA SILVA, J.G. Estatística Experimental. 1. Planejamento de Experimentos - Delineamentos Experimentais Simples. Versão Preliminar. Pelotas: Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 1997. 50p.
  • CORRÊA DA SILVA, J.G. Estatística Experimental. 2. Análise Estatística de Experimentos Versão Preliminar. Pelotas: Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 2003. 329p.
  • COX, D.R. Planning of experiments. New York: John Wiley, 1958. 308p.
  • GILL, J.L. Design and Analysis of Experiments in the Animal and Medical Sciences. Ames: The Iowa State University, 1978. 3 volumes.
  • GOMEZ, K.A.; GOMEZ, A.A. Statistical Procedures for Agricultural Research. 2. ed. New York: John Wiley, 1984. 680p.
  • LE CLERG, L.L.; LEONARD, W.H.; CLARK, A.C. Field Plot Technique. 2. ed. Minneapolis: Burgess, 1966.
  • LITTLE, T.M.; HILLS, F.J. Agricultural Experimentation, Design and Analysis. New York: John Wiley, 1978. 350p.
  • MACHADO, A. A.; CORRÊA DA SILVA, J. G.;
  • DEMÉTRIO, C. G. B.; FERREIRA, D. F. Estatística Experimental: Uma abordagem fundamentada no planejamento e no uso de recursos computacionais. In: Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica, 11. Minicurso. Londrina: Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, 2005. 290p.
  • PIMENTEL GOMES, F. Curso de Estatística Experimental. 14. ed. Piracicaba: Degaspari, 1990. 467p.
  • SISTEMA GALILEU DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. Disponível em www.galileu.esalq.usp.br.
  • SNEDECOR, G.W.; COCHRAN, W.G. Statistical Methods. 6. ed. Ames: The Iowa State University, 1971. 593p.
  • STEEL, R.G.D.; TORRIE, J.H.; DICKEY, D.A. Principles and Procedures of Statistics, a biometrical Approach. 3. ed. New York: McGraw-Hill, 1997. 666p.

Página gerada em 01/10/2025 02:35:58 (consulta levou 0.220605s)