Nome da Atividade
ÉTICA, SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
CÓDIGO
0400116
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Noções fundamentais de Ética. Campos de atuação do profissional de Gastronomia. Trabalho profissional e ético. Deveres essenciais do profissional. Legislação que regulamenta a profissão. Legislação do consumidor. Dinâmica dos ecossistemas. Transformações promovidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, e o impacto da atuação do homem sobre o meio ambiente. Atuação profissional e sustentabilidade do meio ambiente.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar que o aluno seja capaz de tomar um posicionamento correto, frente ao problemas profissionais, tendo uma postura condizente com os princípios éticos que regem a profissão e levando em consideração o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.Conteúdo Programático
1. Introdução a Ética Profissional
1.1. Ética Geral:
1.1.1 Conceito
1.1.2 Objetos
1.1.3 O homem como ser ético
1.2. Moral:
1.2.1 Moralidade subjetiva
1.2.2 Moralidade objetiva
1.3. Deontologia e Diceologia
1.3.1 Conceito
1.4. Ética Profissional
1.4. 1 - Conceito
1.4. 2 - Legislação
2. Trabalho profissional e Ético
2.1. Trabalhos: implantações éticas
2.2. Profissão:
2.2.1 - Características de uma atividade profissional
2.2.2 - Ajustamento e êxito na profissão
2.2.3 - Responsabilidade profissional
2.3. Deveres essenciais do profissional:
2.3. 1 - O segredo profissional
2.3. 2 - Deveres do profissional para com:
a) os clientes,
b) os companheiros e outros profissionais,
c) os superiores e subalternos,
d) o próprio.
2.3.3 Preservação da dignidade profissional
3. Campos de atuação e especialização do Gastrônomo - Estratégia de ação.
4. Deformações profissionais
5. O profissional gastrônomo frente ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável:
5.1. A produção de alimentos e o meio ambiente;
5.2. Meio ambiente, certificação ambiental e estratégia mercadológica;
5.3. Conceitos e legislação referente à Responsabilidade Social;
5.4. A Responsabilidade Social Empresarial (RSE);
6. Fundamentos éticos e morais do comportamento humano:
6.1. Panorama das relações humanas na sociedade.
6.2. Ética como prescrição de conduta.
6.3. Ciência e ideologia.
6.4. Ética nas organizações.
6.5. Ética e globalização.
6.6. A questão ética nos negócios empresariais.
6.7. Desafio ético na atualidade.
1.1. Ética Geral:
1.1.1 Conceito
1.1.2 Objetos
1.1.3 O homem como ser ético
1.2. Moral:
1.2.1 Moralidade subjetiva
1.2.2 Moralidade objetiva
1.3. Deontologia e Diceologia
1.3.1 Conceito
1.4. Ética Profissional
1.4. 1 - Conceito
1.4. 2 - Legislação
2. Trabalho profissional e Ético
2.1. Trabalhos: implantações éticas
2.2. Profissão:
2.2.1 - Características de uma atividade profissional
2.2.2 - Ajustamento e êxito na profissão
2.2.3 - Responsabilidade profissional
2.3. Deveres essenciais do profissional:
2.3. 1 - O segredo profissional
2.3. 2 - Deveres do profissional para com:
a) os clientes,
b) os companheiros e outros profissionais,
c) os superiores e subalternos,
d) o próprio.
2.3.3 Preservação da dignidade profissional
3. Campos de atuação e especialização do Gastrônomo - Estratégia de ação.
4. Deformações profissionais
5. O profissional gastrônomo frente ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável:
5.1. A produção de alimentos e o meio ambiente;
5.2. Meio ambiente, certificação ambiental e estratégia mercadológica;
5.3. Conceitos e legislação referente à Responsabilidade Social;
5.4. A Responsabilidade Social Empresarial (RSE);
6. Fundamentos éticos e morais do comportamento humano:
6.1. Panorama das relações humanas na sociedade.
6.2. Ética como prescrição de conduta.
6.3. Ciência e ideologia.
6.4. Ética nas organizações.
6.5. Ética e globalização.
6.6. A questão ética nos negócios empresariais.
6.7. Desafio ético na atualidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARISTÓTELES, Ética – Anicômaco; Coleção: Os pensadores; Editora Abril Cultural; São Paulo; 1973; ARRUDA, M. C. C. et al. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. São Paulo: Atlas, 2001. ASHELEY, P. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002. AZEVEDO, A. Brasil: a Terra e o Homem. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001 . BUENO M. O. Direito Coletivo do Trabalho BURSZTYN, M. A Difícil Sustentabilidade. Rio de janeiro: Garamond, 2001 BRASIL, Constituição Federal promulgada em 5 de outubro de 1988. 18 ed. São Paulo: Saraiva,1998. DRUCKER, P. Terceiro setor: exercícios de auto-avaliação para empresas. São Paulo: Futura, 2001. FAZZIO JÚNIOR, W. Manual de direito comercial. São Paulo: Atlas, 2007; FORTES, P. A. C.; ZOBOLI, E. C. P. Z. Bioética e Saúde Pública; São Camilo; Edições Loyola; GRAYSON, D.; HODGES, Compromisso social e gestão empresarial. São Paulo: Publifolha, 2002. KANT, M.; Fundamentação da Metafísica dos Costumes; Editora Lisboa; Edição 70; 1990; LIMA FILHO, A. A. Ética no novo milênio: busca do sentido da vida. São Paulo: Ltr, 2004; MARCOS, B. Ética e Profissionais de Saúde; Livraria e Editora Santos; MARTINS, F. Curso de direito comercial. Rio de Janeiro: Forense, 2007; MASCARO NASCIMENTO, A - Iniciação ao Direito do Trabalho. MASCARO NASCIMENTO, A. Direito sindical MELO NETO, F. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001 MORAIS FILHO, E. Introdução ao Direito do Trabalho. PEGORARO, O. A. Ética e Bioética, da Subsistência à existência; Editora Vozes; Petrópolis, 2002.