Nome da Atividade
JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMO
CÓDIGO
1320495
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Fundamentos do Empreendedorismo. Mercado de trabalho para jornalistas. Empregabilidade. Planejamento da carreira. Legislação empresarial. Gestão de pessoas e de processos. Jornalismo free-lance.

Objetivos

Objetivo Geral:

Debater os assuntos ligados ao empreendedorismo e ao mercado de trabalho para jornalistas, desde a concepção do negócio, perfil do empreendedor, visão de negócios, além da sinergia de recursos e das pessoas envolvidas no empreendimento.

Conteúdo Programático

Sistema Organizacional: Missão, visão, objetivos, metas, cultura organizacional e clima organizacional
Estratégia organizacional
Elaboração de estratégias
Planejamento Estratégico: análise do ambiente externo e interno da empresa
O empreendimento: surgimento, origens, motivação
Empreendedorismo: o que é características do empreendedor, dificuldades, potencial do empreendedor e desenvolvimento de projetos. Plano de Negócio
O mercado de trabalho para o jornalista
Planejamento da carreira, habilidades e perfil profissional
Gerenciamento de negócios
Pesquisa de mercado
Constituição de empresa
Gestão de Pessoas e de Processos
Desenvolvimento Organizacional
Liderança
Administração de conflitos
Desenvolvimento de projetos e realização de planos de comunicação e marketing.
Etapas de um Plano de Comunicação e Marketing
Avaliação de Desempenho
Uso das mídias sociais nos empreendimentos, como perspectiva estratégica
Novos Negócios

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIAGIO, Luiz Arnaldo. Empreendedorismo: construindo seu projeto de vida. Barueri SP: Manole, 2012. CHÉR, Rogério. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier : SEBRAE, 2008. 228 p. DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. MORALES, Sandro Afonso. Empreendedorismo. Curitiba: IESDE Brasil, 2005. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e práticas. São Paulo. Atlas, 2004. PINTO, Ana Estela de Souza; CASTRO, Cristina Moreno. A vaga é sua: Como se preparar para travalhar em jornalismo. São Paulo: Publifolha, 2010. RAINHO, João Marcos. Jornalismo freelance: empreeendedorismo na comunicação . São Paulo: Summus, 2008. 124 p.

Bibliografia Complementar:

  • BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. 511 p. DE ROURE, Mônica e PADUA, Suzana (orgs.). Empreendedores sociais em ação. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2001. EDUCAÇÃO empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 230p. MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. Ed. Atlas, São Paulo, 1996. JUSTUS, Roberto. O empreendedor: como se tornar um lider de sucesso . São Paulo: Larousse, 2007. 127 p. ) LÜCK, Heloísa. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão . 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 142p. MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração. São Paulo. Compacta, reimpressão Atlas 2009. RUZZARIN, Ricardo. Sistema integrado de gestão de pessoas com base em competências. Porto Alegre: AGE, 2006. 133 p. SANTOS, Adelcio Machado dos; ACOSTA, Alexandre. Empreendedorismo: teoria e prática. Caçador, SC: Uniarp, 2011. 178 p.

Página gerada em 15/11/2024 01:27:46 (consulta levou 0,158553s)