Nome da Atividade
ROTEIRO II
CÓDIGO
1440128
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Roteirista no mercado audiovisual: variantes do roteiro e narrativas seriadas

Objetivos

Objetivo Geral:

Aperfeiçoar os alunos nas técnicas de produção de roteiro para audiovisual, apresentando diversas possibilidades para o roteirista no mercado audiovisual. Promover a experiência em outros formatos de roteiro, tais como vídeo institucional, mídia eletrônica, campanha política e videoclipe. Aprofundar a teoria da narrativa, trabalhando roteiro para séries de televisão e web-séries.

Conteúdo Programático

1. As variantes do roteiro para além do cinema
2. O roteiro em duas colunas
3. Técnicas e características de roteiros específicos: VT de publicidade, vídeo institucional, mídia eletrônica, campanha política, videoclipe
4. O roteiro como uma produção comercial: o mercado profissional do roteirista e a escrita colaborativa
5. O roteiros para Séries de TV
6. O roteiro para web-séries
7. O roteirista de televisão: lista de beats, sala de roteiristas e show runner
8. O conceito de bíblia para séries de TV
9. A criação de universos para narrativas seriadas
10. Preparando-se para o mercado: registros, currículo e editais específicos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Guimarães e Cia Editores. (BCS - 108 P418a, 1 exemplar) CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. (BCS - 791.437 C198r, 3 exemplares) FIELD, Syd. Manual do roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. (BCS - 791.43 F453m, 4 exemplares)

Bibliografia Complementar:

  • CAPARELLI, Sérgio. Comunicação de massa sem massa. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1982. 125 p. (BCS - 301.16098 C236c, 1 exemplar) COMPARATO, Doc. Roteiro – arte e técnica de escrever para cinema e televisão. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983. (BCS - 791 C737r 3, 1 exemplar) METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2006. (BCS - 791.43 M596s 0054 2.ed., 14 exemplares) MORAN, José Manuel. Como ver televisão: leitura crítica dos meios de comunicação. São Paulo: Paulinas, 1991. 95 p. (BCS - 302.23 M829c, 1 exemplar) SILVA, Alexandre Rocha e ROSSINI, Miriam de Souza (Org.) Do audiovisual as audiovisualidades: convergência e dispersão nas mídias. Porto Alegre: Asterisco, 2009. 159 p. (BCS - 302.23 D631, 1 exemplar)

Página gerada em 22/12/2024 10:50:41 (consulta levou 0,069594s)