Nome da Atividade
MARKETING HOTELEIRO
CÓDIGO
1680075
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Fundamentos do Marketing Turístico e da Hotelaria. Estudo do ambiente de marketing hoteleiro. Análise das oportunidades do mercado de turismo e hotelaria. Comportamento do Consumidor de meios de hospedagem. Segmentação do mercado turístico e hoteleiro. O composto de marketing turístico e hoteleiro. Administração de vendas.

Objetivos

Objetivo Geral:

• Desenvolver nos discentes a capacidade de criar, planejar, organizar, investigar, analisar, refletir, compreender, contextualizar, criticar, participar e interagir em situações diversas do mercado hoteleiro, e buscar soluções.
• Oferecer aos participantes do curso uma visão abrangente da aplicação das suas principais ferramentas na análise e adequação do produto/serviço, ensino aos seus diversos mercados.
• Abordar os conceitos básicos do marketing hoteleiro, objetivando o entendimento da sua aplicação e importância na consecução dos objetivos de uma empresa.


Conteúdo Programático

UNIDADE 1. Definição do que é marketing
1.1 Principais definições de Marketing e o papel representado por ele na adaptação das empresas aos seus mercados;
1.2 Diferenças entre Marketing, vendas e propaganda;
1.3 O marketing do século XXI

UNIDADE 2. A evolução do conceito de marketing
2.1 A evolução do conceito de Marketing,
2.2 O advento do Marketing de Relacionamento

UNIDADE 3. Os fundamentos do marketing
3.1 O composto mix do marketing hoteleiro
3.2 Ciclo de vida do produto
3.3 Matriz BCG

UNIDADE 4. O ambiente de marketing hoteleiro
4.1 O macro ambiente
4.2 O micro ambiente

UNIDADE 5. O mercado global hoteleiro
5.1 Identificação das principais considerações que as empresas enfrentam quando levam suas marcas para mercados globais;
5.2 - A diversidade cultural e a competitividade.

UNIDADE 6. Marketing de serviços
6.1 Marketing de serviços: definição e importância dentro do mercado;
6.2 Características que afetam o marketing de serviços;
6.3 Definição e importância da: intangibilidade, variabilidade, inseparabilidade e perecibilidade para serviços.

UNIDADE 7. Comportamento de compra do consumidor do produto turístico e hoteleiro.
7.1 O mercado consumidor de turismo e hotelaria
7.2 Fatores motivacionais no processo de compra
7.3 Ações de marketing no processo de compra

UNIDADE 8. Segmentação do mercado turístico e hoteleiro
8.1 Tipos de segmentação

UNIDADE 9. Administração de Vendas
9.1 Conceitos de vendas
9.2 Etapas da venda na hotelaria

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA CASTELLI, Geraldo. Gestão Hoteleira. São Paulo: Ed. Saraiva, 2007. GUARDANI, Fátima. Gestão de marketing em hotelaria. São Paulo: Atlas, 2006. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade - A Inovação na Gestão das Organizações Prestadoras de Serviços. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010. COBRA, Marcos. Marketing de turismo. 2. ed. São Paulo: Cobra Editora & Marketing, 2001. DIAS, Sérgio Roberto (Coordenador). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. LARA, Simone B. Marketing & vendas na hotelaria. 3. ed. São Paulo: Futura, 2003. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing : conceitos, exercícios, casos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005. RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Marketing turístico; um enfoque promocional. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.  

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