Nome da Atividade
PESSOAS PORT. NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPEC
CÓDIGO
1000166
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo do desenvolvimento humano nas questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem do sujeito com necessidades educacionais especiais.
Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos – práticos e de investigação científica. Papel do psicólogo frente aos princípios, políticas e práticas de inclusão.
Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos – práticos e de investigação científica. Papel do psicólogo frente aos princípios, políticas e práticas de inclusão.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer o sujeito portador de necessidades educativas especiais.Compreender como se realizam os processos de ensino e de aprendizagem para as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Conteúdo Programático
1. Introdução ao Estudo dos Portadores de Necessidades Especiais
1.1 Reflexões sobre a diversidade que constitui o alunado
1.2. História dos Portadores de Necessidades Especiais e da Educação Especial
2. Sistema de Ensino, Legislação, as Políticas e os Programas para a Educação Inclusiva.
3. O sujeito com NEE: Conceitos, concepções, características e tipos de atendimentos (pesquisa e prática)
4. Papel do psicólogo frente aos princípios, políticas e práticas de inclusão.
1.1 Reflexões sobre a diversidade que constitui o alunado
1.2. História dos Portadores de Necessidades Especiais e da Educação Especial
2. Sistema de Ensino, Legislação, as Políticas e os Programas para a Educação Inclusiva.
3. O sujeito com NEE: Conceitos, concepções, características e tipos de atendimentos (pesquisa e prática)
4. Papel do psicólogo frente aos princípios, políticas e práticas de inclusão.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COLL, César, PALACIOS, J., MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação - necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v. 3
- SKLIAR, Carlos et al. Educação e exclusão – abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 1997. (Cadernos de Autoria)
Bibliografia Complementar:
- GLAT, Rosana. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.