Nome da Atividade
PSICODIAGNÓSTICO
CÓDIGO
D000289
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da origem, função e substrato conceitual do processo Psicodiagnóstico. Ética profissional e procedimentos legais. Os passos do processo Psicodiagnóstico. Diferentes finalidades e aplicações do Psicodiagnóstico. Técnicas específicas de avaliação da história de vida, de processos cognitiva e da personalidade: entrevista clínica, entrevista motivacional, entrevista diagnóstica, técnicas projetivas, psicométricas e de rastreamento psiquiátrico. Devolução e encaminhamentos clínicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver o raciocínio clínico, articulando elementos teórico-conceituais da Psicologia ao
longo do processo Psicodiagnóstico. Discriminar teorias divergentes que tangem o
Psicodiagnóstico: modelo psicodinâmico, modelo cognitivo-neuropsicológico e fenomenológicoexistencial interventivo.

Conteúdo Programático

Definição do Diagnóstico Psicológico: características, objetivos e aplicações.
Diagnóstico Psicológico x Psicoterapia: semelhanças e diferenças.
A importância da entrevista psicológica no diagnóstico clínico psicológico.
 Entrevistas de Triagens: objetivos, estratégias, critérios de encaminhamento.
 A Entrevista clínica no Diagnóstico Psicológico: critérios e limites.
O Diagnóstico Clínico e o Processo
Psicodiagnóstico Compreensivo: diferenças com outros tipos e referenciais teóricos.
Passos do Processo Psicodiagnóstico:
 Entrevista Inicial; Entrevista de Anamnese;
Entrevista Familiar e Genetograma;
Entrevista com outros Profissionais; Hora
do jogo diagnóstica; Planejamento eAplicação da Bateria de Testes; Recursos
Complementares; Integração dos Dados;
Entrevista Devolutiva; Laudo Psicológico.
 O Contrato do Processo Psicodiagnóstico: com adultos, adolescentes e crianças:
especificidades e questões éticas.
 A Entrevista Inicial no Processo
Psicodiagnóstico: entrevistas como instrumento diagnóstico; A Relação
psicólogo-paciente no Processo
Psicodiagnóstico; A entrevista inicial com pais no psicodiagnóstico infantil e de
adolescentes.
 Entrevista de Anamnese: entrevista diagnóstica familiar.
 A Entrevista Inicial com a Criança e com o Adolescente: técnica ludodiagnóstica e
recursos com o adolescente.
 Planejamento da Bateria de Testes.
Discussão a respeito da utilização de testes neste contexto (Resolução 002/2003)
 Integração dos Dados: O pensamento clínico na integração dos dados e na
demanda dos objetivos do diagnóstico;
aplicações do pensamento clínico diagnóstico a diversos contextos.
 Entrevista Devolutiva: adulto, pais, criança e adolescente.
 O Fechamento do Processo do diagnóstico psicológico. O Encaminhamento: ao
solicitante e/ou cliente. Relatório ou Laudo Psicológico: informes e pareceres (Resolução 007/2003).
Psicodiagnóstico Interventivo

Bibliografia

Bibliografia Básica:

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