Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
D000393
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O que é comunicação. Comunicação como processo. Conceitos essenciais da comunicação humana, no contexto do curso de Comunicação Social e suas habilitações. O exercício profissional nas áreas da comunicação social.
Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar e pesquisar o ato comunicativo em seus diferentes aspectos.Conteúdo Programático
1. Introdução aos estudos da comunicação.
2. O processo da comunicação.
3. Conceitos básicos do estudo de comunicação humana. Conceitos e fundamentos gerais da comunicação. Comunicação interpessoal.
4. A Comunicação Social e suas habilitações profissionais: jornalismo, publicidade e propaganda, rádio, televisão, cinema meios audiovisuais e "novos meios".
5. Breve história da comunicação.
6. Evolução dos meios de comunicação de massa.
7. Ética em Comunicação social.
2. O processo da comunicação.
3. Conceitos básicos do estudo de comunicação humana. Conceitos e fundamentos gerais da comunicação. Comunicação interpessoal.
4. A Comunicação Social e suas habilitações profissionais: jornalismo, publicidade e propaganda, rádio, televisão, cinema meios audiovisuais e "novos meios".
5. Breve história da comunicação.
6. Evolução dos meios de comunicação de massa.
7. Ética em Comunicação social.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. São Paulo: EDUSC, 2001.
Bibliografia Complementar:
- BARRETO, Evandro. Abóboras ao Vento: tudo o que a gente sabia sobre propaganda mas está esquecendo. São Paulo: Globo, 1994. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. BUCCI, Eugênio e KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004. RAMONET, Ignácio. A Tirania da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999. SILVA, Juremir Machado da. A Miséria do Jornalismo Brasileiro: as (in)certezas da mídia. Petrópolis: Vozes, 2000. THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 1995. THOMPSON, John B. Mídia e Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.