Nome da Atividade
DIDÁTICA DA FILOSOFIA
CÓDIGO
0730092
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Discussão e investigação sobre o sistema educacional e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia. Construção textual sobre o ensino da Filosofia no contexto da educação atual. Pressupostos teóricos da didática de Filosofia. Instrumentalização para o ensino e para a aprendizagem da filosofia.
Avaliação e discussão das práticas pedagógicas e da articulação interdisciplinar.
Avaliação e discussão das práticas pedagógicas e da articulação interdisciplinar.
Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar o material didático – principalmente livros didáticos – de filosofia para o Ensino Médio;Refletir sobre o processo do ensino-aprendizagem em Filosofia.
Conteúdo Programático
As tendências pedagógicas e sua importância no processo de ensino-aprendizagem em Filosofia;
Pressupostos teóricos da didática de Filosofia;
A transposição didática de temas e questões de Ética, Bioética Política e Cidadania;
Importância e sentido da Filosofia nos Currículos da Educação Básica;
Instrumentalização para o ensino e para a aprendizagem da filosofia;
Atividades/exercício de aprofundamento;
Abordagem temática X Abordagem histórica?
A elaboração de planos de aula;
Avaliação.
Pressupostos teóricos da didática de Filosofia;
A transposição didática de temas e questões de Ética, Bioética Política e Cidadania;
Importância e sentido da Filosofia nos Currículos da Educação Básica;
Instrumentalização para o ensino e para a aprendizagem da filosofia;
Atividades/exercício de aprofundamento;
Abordagem temática X Abordagem histórica?
A elaboração de planos de aula;
Avaliação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1995.
- CHAUÍ, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2002.
- CORDI, Cassiano et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000.
Bibliografia Complementar:
- ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio. Ambigüidades e contradições na LDB. Campinas: Ed. Autores Associados, 2002.
- ARANHA, Maria L. de A. & MARTINS, Maria H. P. Temas de Filosofia. 2. Ed. São Paulo, Moderna, 1998.
- ARANHA, Maria L. de ª & MARTINS, Maria H. P. Filosofando. Introdução à filosofia. 3. Ed. São Paulo, Moderna, 2003.
- CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. São Paulo: Atual Editora, 2004.
- FÁVERO, A.; RAUBER, J.; KOHAN, W (orgs.). Um olhar sobre o ensino de Filosofia. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.