Nome da Atividade
EPISTEMOLOGIA
CÓDIGO
0730066
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A natureza do conhecimento. Evolução histórica dos conceitos. Logicismo, empirismo. Hipótese, silogismo, tautologia, indução, dedução, teoria, observação, linguagem. Conhecimento científico, o processo de investigação, o objeto de pesquisa, métodos de pesquisa, meios, o produto da pesquisa.
Objetivos
Objetivo Geral:
Possibilitar aos alunos as condições necessárias para uma reflexão sobre o conhecimento humano, particularmente o elaborado pela ciência; sobre os métodos adotados por esta e sobre o papel da filosofia da ciência no âmbito do conhecimento.Conteúdo Programático
1. Do problema do conhecimento à filosofia da ciência - As formas de conhecimento: natureza e especificidade. Senso comum (conhecimento espontâneo). Conhecimento científico. Conhecimento filosófico. A filosofia da ciência: caracterização e possibilidades. Ciência : concepções e classificação. Paradigmas da ciência.
2. O método científico - A questão do método: caracterização e possibilidades. Método qualitativo e método quantitativo.
3. Noções sobre epistemologia contemporânea - Empirismo lógico (círculo de Viena). Racionalismo crítico (Popper). Ciência e a dimensão histórica (Thomas Kühn). Pluralismo metodológico (Feyrabend).
2. O método científico - A questão do método: caracterização e possibilidades. Método qualitativo e método quantitativo.
3. Noções sobre epistemologia contemporânea - Empirismo lógico (círculo de Viena). Racionalismo crítico (Popper). Ciência e a dimensão histórica (Thomas Kühn). Pluralismo metodológico (Feyrabend).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BACHELARD, Gaston. Epistemologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. 196 p.
- POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2007. 567 p.
- DESCARTES, Rene. Regras para a orientAcão do espirito. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 151 p. (Clássicos)
Bibliografia Complementar:
- KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções cientificas. 5. ed. São Paulo: Perspectivas, 1997. 257 p. (Coleção Debates)
- FEYERABEND, Paul. Contra o método. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. 487 p.
- SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 11. ed. Porto: Afrontamento, 1999. 58 p. (Histórias & Idéias)
- ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e as suas regras. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2000.. 223 p. (Leituras LF Filosóficas)
- RUSSELL, Bertrand.Significado e verdade.Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 309p.