Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II
CÓDIGO
1050003
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudos de modelos experimentais de ensino de Matemática do Ensino Fundamental. Experimentação de diferentes estratégias para o ensino de matemática em grupos de alunos do Nível Fundamental.
Objetivos
Objetivo Geral:
O aluno deverá manusear, criar, elaborar e analisar métodos e materiais didáticos (potencialmente) úteis no ensino da matemática. Realizar pesquisa bibliográfica referente a métodos didáticos que objetivem a construção de conhecimento matemático.Conteúdo Programático
A) Estratégias para se levarem estudantes da segunda fase do Nível Fundamental de Ensino à construção de conceitos matemáticos, a representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas. Os tópicos a serem explorados serão conteúdos referentes aos currículos da 5a, 6a, 7a, 8a séries definidos em conjunto com os alunos das disciplinas de acordo com os interesses destes.
B) Questionamentos sobre o ensino de matemática
- os problemas no ensino de matemática
- as dificuldades e a importância de ensinar matemática
- os conteúdos e as estratégias de ensino-aprendizagem
- a interdisciplinaridade
- ser professor de matemática
C) Aspectos do processo de ensino
Planejamento de atividades;
Experimentação de estratégias;
Regulação do processo de ensino;
Avaliação da aprendizagem.
B) Questionamentos sobre o ensino de matemática
- os problemas no ensino de matemática
- as dificuldades e a importância de ensinar matemática
- os conteúdos e as estratégias de ensino-aprendizagem
- a interdisciplinaridade
- ser professor de matemática
C) Aspectos do processo de ensino
Planejamento de atividades;
Experimentação de estratégias;
Regulação do processo de ensino;
Avaliação da aprendizagem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOYER, C. História da matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974.
- BROUGERE, G. Jogo e Educação. Ed. ARTMED.
- D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade a ação. Campinas: Editora UNICAMP, 1986.
- DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Conjuntos, Números e Potências. Ed EPU.
- DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Exploração do espaço e prática de medição. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol 3. (Trad. de Oclide José Dotto) São Paulo: Ed. Herder, 1969.
- DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Lógica e jogos lógicos. Col. Os primeiros passos em matemática - Vol. 1. (Trad. de Oclide José Dotto, rev. E adapt. De Ormil Alves Pilatti). São Paulo: Ed. Herder, 1969
- CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. São Paulo: Ed. Vozes, 1982.
- CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
- LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.
- LIMA, Elon Lages. Medida em geometria. Coleção do professor de matemática. Sociedade Brasileira de Matemática.
- Parâmetros Curriculares Nocionais – Vol. 3 - Matemática (5a a 8a).MEC.
- SINGER, Naomi E. & Miller, Matthew J.. Atividades educacionais I. Trad. de Marta Malvezzi Leal. São Paulo: Madras Ed. Ltda, 2002
Bibliografia Complementar:
- BRETTAS, Luiz Alberto. Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática. Tese de Doutorado em Mídia e Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis : UFSC, 2005.
- CARRAHER, Terezinha Nunes (org.). Aprender pensando. Recife: SEC/UFPe, 1985.
- CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141.
- FERREIRA, André Luis Andrejew. Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química. Tese de Doutorado em Informática na Educação. Programa de Pós-graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
- FONSECA, Márcia Souza da. Sobre a matematização do mundo e a desmundanização matemática. Tese de Doutorado Em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2005
- GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora UFPR, 1992. 105p.
- KOTHE, Siegfried. Pensar é divertido. São Paulo: E.P.U., 1970.
- LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes médicas, 1988.
- LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade; uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1987.
- PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.
- PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2º grau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.
- PONTE J. P, BROCADO, J e OLIVEIRA, H. Investigações matemática em Sala de Aula. Ed. Autêntica.
- ZERMIANI, Vilma J. Álgebra; brincando, redescobrindo, compreendendo. Blumenau: Editora da FURB, 1987.